sábado, 28 de setembro de 2013

LÁ VEM A SANTA DO PAU OCO

Gosto muito de arte sacra. Foi percorrendo as igrejas da minha Salvador, na Bahia; e de Olinda, em Recife, que fui devidamente “apresentado”, digamos assim, à famosa santa do pau oco.
Já conhecia essa expressão, assim como você, caro(a) leitor(a), do linguajar popular. Na Bahia e em Minas ela é muito falada: “Fulana? Não passa de uma santa do pau oco!”. 
Creio ser ainda bastante utilizada e conhecida, por todo o país, para designar aquelas pessoas dissimuladas, que se revestem de uma aura de pureza, bondade e santidade, mas por dentro... já viu. 
Uma variação, nem tão sutil ou “poética” é a também muito conhecida “Por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento”.
Foi na ocasião dos meus périplos pelas igrejas centenárias de Olinda e Salvador, como já lhes falei acima, que pude conhecer a tal escultura (ou imagem) de uma santa que, vazia por dentro era utilizada para traficar, ou simplesmente esconder, ocultar mercadoria(s) em tempos idos. 
Nos tempos das Minas Gerais fartas no rico minério, dizem os “maledicentes”, eram utilizadas para o descaminho de ouro - e também de diamantes. 
Quais “mercadorias” ou intentos pretendem traficar as santas e santos do pau oco dos dias que correm?
Por falar em MG e em santos(as) do pau oco, leio a notícia que Marina Silva poderá ser vice de Aécio Neves, ou a este se coligar num eventual segundo turno. Causou-me certa estranheza essa notícia. Em um outro balão de ensaio, José Serra também já havia, também ele, sido anunciado como vice da “santa” Marina.  Ayres Britto, idem. O próximo da lista deve ser o Joaquim Barbosa.
Num governo de santos e santas desse quilate, Ronaldo Caiado e Bolsonaro muito provavelmente seriam alçados à condição de ministro de Estado? Sepulcro caiado.
- “Hard believe” - disse o meu amigo brasilianista, quando lhe transmiti essa boa (?) nova da nossa política. 
Difícil mesmo de acreditar.
Marina e o seu novo partido não tinham a pretensão de representar uma “nova política”?
 Como assim uma nova política ao lado de Serra, Aécio & má Cia?!
Reitero a questão: o que traficam ou ocultam os santos e santas do pau oco da política nacional dos dias de hoje? Diamantes? Falsos brilhantes? Ouro? Ouro de tolo? Ou excrementos: mais privatização; mais terceirização; mais corrupção; mais patrimonialismo; corte de investimentos e de gastos públicos; demissões?
Aqui vai uma advertência: não me parece sinal de inteligência, ou de prudência, cair de joelhos em reverência a santos de pau oco.
Ouro ou excremento!?
Difícil de acreditar.
Difícil de escolher?

Nenhum comentário:

Postar um comentário