segunda-feira, 20 de maio de 2013

DEPUTADO PEDE EXPLICAÇÕES PARA O SETOR DO LEITE


O objetivo é de ouvir a cadeia produtiva e de distribuição do leite em relação às fraudes realizadas no setor

Brasília (DF) – Comprometido em dar uma resposta para a sociedade sobre a investigação “leite compensado” do Ministério Público do Rio Grande do Sul, que comprovou a participação de empresas transportadoras de leite em um esquema fraudulento de acrescentar água e fórmula com formol para adulterar o produto, o deputado federal Colbert Martins (PMDB/BA), solicitou, por meio do requerimento 361 de 2013, audiência pública para ouvir todos os envolvidos.
Foram convidados para a reunião a Agência Nacional de Saúde (ANVISA), o Ministério da Agricultura, a Associação Nacional de transportes de Carga – ANTC, as Associações ligadas ao Setor do leite, e representantes das marcas envolvidas na fraude.
Para o deputado “o setor produtor de leite deve dar uma resposta à sociedade. Não podemos cruzar os braços e esperar que só os órgãos fiscalizadores resolvam o problema”.
O requerimento foi aprovado na última semana na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) e está aguardando deliberação para a audiência ser marcada.
Entenda o caso
Segundo a investigação, para cada 100 litros de leite, eram adicionados nove litros de água e um de ureia. Os envolvidos buscavam lucrar 10% do volume. No dia 08 de maio foi retirado lotes de sete marcas do mercado, e ocorreu a interdição de três postos de resfriamento e de uma fábrica em estrela.
Quatro inquéritos investigam a responsabilidade das empresas Italac, Mu-Mu, Líder e Latvida, essa última produzia o leite das marcas Goolac, Hollmann e Só Milk. Os lotes foram recolhidos por contaminação com formol. (Com informações de Samanta Flor - Assessoria de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário