terça-feira, 29 de janeiro de 2013

ESTRATÉGIAS PARA O CONTROLE DA DENGUE


Definir estratégias e parcerias entre os órgãos públicos, privados, instituições não-governamentais e a sociedade civil para o controle da dengue. Com este objetivo foi realizada na manhã desta segunda-feira, 28, uma reunião na Secretaria de Saúde entre representantes da Vigilância Epidemiológica, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Secretaria de Comunicação Social e Secretaria de Serviços Públicos.
Na oportunidade foi apresentado o Projeto de Mobilização Social Para a Prevenção e o Controle da Dengue. A secretária de Saúde Denise Mascarenhas revelou que até a terceira semana de janeiro foram notificados 106 casos suspeitos da doença em Feira de Santana. Com a chegada do sorotipo 4 do vírus, o risco de surto e epidemia da dengue se tornou eminente.

“Por ser um tipo novo da doença, toda a população está susceptível”, completa Denise Mascarenhas. Os bairros com maior incidência este ano são: Tomba, Conceição, Feira X, Queimadinha, Campo Limpo e Feira IX. “Os índices são assustadores. Nós, enquanto gestores, temos o papel de fazer com que a população entenda a importância da prevenção”, salientou.

 A coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Amarry Dantas Morbeck, observou que a responsabilidade deverá ser compartilhada com cada cidadão. “Temos que diminuir a nocividade da epidemia, formando parcerias, agregando os agentes comunitários, a população. Não tem como enfrentarmos a dengue se não unirmos forças”, frisou.

O secretário de Comunicação Social Valdomiro Silva defendeu a adoção de uma estratégia inteligente de divulgação da campanha. “É preciso tocar o coração das pessoas quanto a importância da prevenção”. O secretário de Meio Ambiente Roberto Tourinho ressaltou que vai intensificar o recolhimento de pneus na cidade. “Sabemos que este é o habitat mais apropriado para o mosquito Aedes aegypti e merece uma atenção especial”, destacou.
 Para a técnica da Vigilância Epidemiológica, Maricélia Maia de Lima, a estratégia mais eficaz é trabalhar com o viés da educação. “É através do trabalho educativo que poderemos ter uma ação contínua”, considera. Durante o encontro também foi anunciado o primeiro Faxinaço da Dengue este ano. Será no bairro Tomba, no dia 5 de fevereiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário