segunda-feira, 24 de setembro de 2012

LADO A LADO - PARA AGRADAR A MÃE, ALBERTINHO DESTRATA ISABEL: "TENHO NOJO DE VOCÊ"


Constância ouve tudo e vibra, mas Isabel não leva o desaforo para casa


Sem desconfiar que é vítima de mais uma armação de Albertinho (Rafael Cardoso),Isabel (Camila Pitanga) vai até a igreja atendendo a um falso chamado do padreOlegário (Cláudio Tovar). Quando se encaminha para a sacristia, ela ouve o chamado de Albertinho e não entende o que ele está fazendo ali. “O recado foi meu. Foi pra te dizer... Lembra do seu vestido de noiva? Vai servir pro seu enterro”, ameaça.


Isabel fica atônita, mas reage imediatamente e responde com ironia. “Isso é pra ser engraçado? A única coisa que você faz bem é mentir, seu moleque. Como comediante você é péssimo. E dá licença que eu tenho mais o que fazer”, diz.


Mas Albertinho impede sua saída para dizer mais desaforos. “Eu ainda não terminei. Eu quero dizer que tenho nojo de você. Você acha que o mundo mudou, não mudou não. Você continua sendo uma escrava. Pode ter acabado o açoite, mas o seu destino, o seu futuro, o futuro do seu povo, sempre vai ser o trabalho pesado. Ou então, quando é uma moça mais jeitosinha como você, pode ser um trabalho mais levinho”, provoca o rapaz.
Isabel não se abala e diz o quanto ele é patético por agir assim, já que tudo não passa de despeito. Na mesma hora, Constância (Patrícia Pillar) aparece para tomar as dores do filho. “Não é vingancinha”, afirma a ex-baronesa.
Isabel fica surpresa, mas logo percebe que a ex-baronesa estava por trás dos ataques. Isabel garante que não quer absolutamente nada dele. Constância lembra do dia do casamento de Isabel e diz que ela não deveria ter atravessado seu caminho. Isabel não baixa a cabeça e responde no mesmo tom. “Quem atravessou o meu caminho foi seu filho, fruto da péssima educação que teve. Realmente, só Laura se salva nessa família”, completa.
Isabel ainda joga na cara da ex-baronesa seu passado de exploração. “Diferente de vocês dois, que ainda estão vivendo dos lucros que tiveram com o sangue do meu povo, eu trabalho pra viver. Trabalho digno! Nunca explorei ninguém, nem vou ser explorada por ninguém. Aliás, por que a senhora Baronesa não aproveita que tá na igreja, ajoelha e reza bastante pra ser perdoada por todos os escravos que morreram nos seus engenhos? Eu sei muito bem o que o seu título significa, senhora baronesa: um passado sem honra alguma”.
Isabel dá o assunto por encerrado e sai, de cabeça erguida. Constância fica irada, mas acha que o filho provou que merece sua confiança. A cena vai ao ar na segunda-feira, 24/09. Não perca! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário