quarta-feira, 4 de julho de 2012

2 DE JULHO - ZÉ NETO, MARIA QUITÉRIA, SARGENTO ARENHA E O TOMBA DE ZECA DE ROSA


Está  no Raio Laser da Tribuna da Bahia:
"Feira de Santana
Candidato a prefeito em Feira de Santana, Zé Neto participou do desfile cívico do Dois de Julho em Salvador, em meio a outros deputados federais, estaduais, secretários de Estado e políticos de diversos tipos. “Em Feira, não temos o costume de Dois de Julho. A cidade nasceu depois”, justificou o deputado."
Em tempo
Em 18 de setembro de 1833 o presidente da Província da Bahia, Joaquim Pinheiro de Vasconcelos, criou o Arraial de Feira de Santana (Esta data, por decisão da câmara depois de pesquisas de Monsenhor Galvão, passou a ser o DIA DA CIDADE)
Em 16 de junho de 1873 a Lei Provincial nº 1320  batizou a Vila com o nome Comercial Cidade de Feira de Santana (Esta data lembra a EMANCIPAÇÃO POLÍTICA)

Tudo bem, pois, que o 2 de julho (1823) é anterior ao Dia da Cidade e à sua Emancipação Política. Mas afirmar que "Em Feira, não temos o costume de Dois de Julho", é desconhecer  Maria Quitéria de Jesus Medeiros, desmerecer os desfiles cívicos do passado sob o comando do saudoso vereador Sargento Aranha e não atentar para as grandes comemorações do presente promovidas pela comunidade do Tomba de Zeca de Rosa.
Tudo isso, sem falar nos poetas e seresteiros da Feira de Santana proclamando independência com versos e canções na praçinha 2 de Julho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário