sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

GRAMPOS INDICAM QUE TUCANO "COMPROU" VOTOS EM RR


Em Josias de Souza
Grampos telefônicos revelam que a campanha de José de Anchieta Jr. (PSDB), reeleito governador de Roraima, trocou dinheiro e benefícios por votos.

O tucano Anchieta prevaleceu, no segundo turno, com uma margem mixuruca: encassos 1.700 votos.

Deve-se a revelação dos diálogos aos repórteres Renata Lo Prete e Fábio Zambeli. Nas fitas, soam as vozes de familiares e assessores do governador.

Numa, a mulher do governador, Shéridan Anchieta, promete incluir moradores de um determinado bairro no programa de complementação de renda gerido por ela.

Em conversa com uma potencial beneficiária a primeira-dama é incisiva: “O que está faltando para esse voto? Fala aí".

Shéridan enfatiza: "Então diga: o que a senhora quer pra votar no Anchieta?"

Noutro grampo, o procurador-geral de Roraima, Francisco das Chagas Batista, negocia repasse de dinheiro a uma comunidade indígena.

Ele pergunta ao líder da tribo, José Newton Simão de Lima, quanto seria cobrado para “ajudar o 45". Uma alusão ao número que identificou Ancieta na urna eletrônica.

O procurador vai ao ponto: "O que você precisa pra nos ajudar lá?". O interlocutor fala de cifras. E o assessor do governador: "Quanto, homem?".

Um dia depois do segundo turno, uma agenciadora de votos, Márcia Sebastiana da Silva, toca o telefone para o irmão de Anchieta Jr., Janser José Teixeira.

Ela cobra o cumprimento de uma promessa monetária: R$ 200 por voto. Rememora o compromisso que assumira com um grupo de 30 eleitores:

"O homem ganhando, eu tô repassando os R$ 200 pra cada pessoa e foi o que eu prometi pra eles, entendeu?".

Jansen discorda de Márcia apenas quanto à data. Não a contradiz nos valores: "Eu falei o seguinte: ele ganhando, a gente resolve. Eu não determinei um dia".

Os diálogos serão incorporados a uma ação que será protocolada nesta quinta (16), no TRE-RR, por Neudo Campos (PP). Rival de Anchieta, ele foi o segundo colocado na disputa.

Na peça, Neudo pede a cassação do registro do eleito, cuja diplomação está prevista também para esta quinta.


-

Nenhum comentário:

Postar um comentário