quarta-feira, 24 de março de 2010

PRODUÇÃO SISALEIRA DA BAHIA CERTIFICADA EM GESTÃO DE QUALIDADE

Com informações de Sandro Lobo da Secti
Após oito meses de adequações às normas exigidas por lei para certificação do sisal, a unidade de beneficiamento de sisal da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira – APAEB (Batedeira), no município de Valente, a 232 km de Salvador – acaba de conquistar a certificação da ISO 9001 / 2008, válida para a área de gestão de qualidade. A certificação foi anunciada oficialmente pelo Comitê de Certificação do Ibametro – CONCER.

O próximo caminho, já em andamento, é a certificação inédita do produto, a fibra do sisal.

Essa ação foi uma parceria entre APAEB, Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI), SEBRAE-BA Regional Feira de Santana. “As mudanças para adequações que ocorreram durante estes oito meses podem ser vistas, estamos numa empresa identificada, com segurança, com luminosidade, com gestão eficiente, atendendo aos requisitos legais e isso deixa os dirigentes e funcionários satisfeitos”, afirmou Ernesto Falcetta, coordenador da equipe responsável pelas adequações e consultor do SEBRAE - BA.

Segundo Ismael Ferreira, diretor-executivo da APAEB,esta é mais uma conquista da região sisaleira da Bahia, e a APAEB continuará, juntamente com as outras entidades do território, a buscar melhorias para o arranjo produtivo do sisal, pois ainda temos muito o que evoluir. O governo estadual atual tem ajudado, mas por muitos anos os agricultores sisaleiros foram deixados à margem no que se refere a políticas públicas estaduais”, salienta Ferreira.

Um comentário: