quinta-feira, 25 de março de 2010

BOM DIA PHILARMÔNICA 25 DE MARÇO


Fundada em 1868, três aos depois da Santa Casa, a Philarmônica 25 de Março, logo deixou de ser apenas a banda de música, das retretas no coreto, arrancando aplausos do povo feirense que aos domingos enchia a praça para ouvir seus dobrados.

Se transformou no grande clube da cidade, local de solenes acontecimento desde o nascimento de importantes instituições como o Rotary Clube em 1941 à eventos festivos como os bailes micaretescos. Conta-se, por exemplo, que quando da II Grande Guerra Mundial, não se fz micareta de rua nesta cidade, mas a "25 de Março" abriu seus salões para quatro inesquecíveis bailes momescos.

Representante de Feira e muitas vezes da Bahia em nacionais embates musicais, no dia de mais um aniversário da centenária philarmônico, vale a penas lembrar João Manuel Laranjeiras Dantas, Eduardo Franco, Afonso Nolasco, Antonio Joaquim da Costa, José Pinto dos Santos, Joaquim Sampaio, Francisco Costa, Juvencio Erudilho, Galdino Dantas, José Niculou dos Santos, Joviniano Cerqueira, Pedro Nolasceu Néu, Tibério Constancia Pereira e tantos outros baluartes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário