domingo, 11 de outubro de 2009

TÚNEL DO TEMPO DOMINICAL

Publicada aos domingos no jornal "Folha do Estado"
A CIDADE HÁ SEIS DECADAS
Outubro, 1948

NESTE segundo domingo mês, vamos voltar no tempo e lembrar para o que estava acontecendo na Feira de Santana nos primeiros dias de outubro do distante 1948, conforme notícias estampadas nas publicações daquela época:

PREFEITO da cidade, Aguinaldo Soares Boaventura, acompanhado do secretário da Prefeitura, José Gabriel Castilho, visitou no primeiro dia do mês o distrito de Bom Despacho, hoje conhecido como Jaguara. Foi anunciar melhorias nas estradas vicinais.

MEDICO do Posto de Higiene, Renato Sá informou que durante o mês findo, no caso setembro, morreram em Feira de Santana 57 pessoas, sendo 35 do sexo masculino e 22 do sexo feminino. Anunciou também que foram realizados 20 casamentos.

DANDO prosseguimento ao programa de “intercâmbio cultural entre as cidades baianas, alunos do Colégio Santanópolis fizeram excursão a Cruz das Almas”. Foram recebidos por professores e alunos do Ginásio Alberto Torres e da Escola de Agronomia.

NOMEADO pelo Governador Otavio Mangabeira, chegou a esta cidade o coronel Alfredo Coelho de Souza, da Policia Militar. Veio assumir o cargo de Delegado de Policia do Município, substituindo o capitão Arsênio Alves de Souza. 15 anos depois, em 1963, o coronel foi nomeado pelo prefeito Francisco Pinto (foto), primeiro diretor do Ginásio Municipal

O CIDADÃO Antonio Ferreira da Silva foi nomeado Juiz de Paz da sede de Feira. No mesmo ato foram nomeados Avelino Marques de Cerqueira, Antonio Cipriano Pinto e João Pascoal dos Santos, respectivamente primeiro, segundo e terceiro suplentes.

PUBLICADO o Decreto 404 do prefeito Aguinaldo Boaventura, nomeando para o cargo de Médico do Matadouro dr. Honorato Bonfim. O cargo vinha sendo exercido interinamente por Joaquim Almeida Couto, por morte do titular Pedro Américo de Brito.

A SENHORITA Elza Tavares de Souza foi nomeada pela Portaria 34, para responder pela regência da Escola Municipal da Fazenda Primavera, no distrito de Pacatu. Vale frisar que Pacatu virou o Município de Santa Bárbara.

CONTADOR da Prefeitura, Augusto Vital Graça teve prorrogado seu pedido de licença sem vencimentos, para tratar de interesses particulares. Foi pela Portaria 35, assinada pelo prefeito Aguinaldo Boaventura e o secretário João Gabriel Castilho.

MARIA Luiza Gomes, Epaminondas Reis e Laudelino Pedreira, (irmão de Zé Coió), comunicando o funcionamento do Escritório de Contabilidade na sala nº 1 do 1º andar do Edifício Pires. O Edifício Pires ficava onde hoje começa a Rua Olimpio Vital.

MANUEL Marques, avó de Carlinhos Marques Filho (Galeria Carmac) informando que “executa com perfeição e presteza banhos de níquel, prata, oxido, ouro e bronze em armas de fogo, bicicletas, peças de máquinas de costura, instrumentos musicais e alfaias de igreja”. Sua ‘Oficina Galvânica’ ficava na Praça João Pedreira, nº 1.

ABERTA no salão nobre da prefeitura a exposição de peças de enxoval habilmente confeccionadas pela Srta. Nair Saback. Segundo a imprensa “não há palavras que possam exprimir a delicadeza e o fino acabamento dos trabalhos, atraindo nosso mundo feminino”.

APROVADA pela câmara e sancionada pelo chefe do poder executivo, a Lei 17 abrindo credito especial de 19 mil e 800 cruzeiros, para pagamento de vencimentos de pessoal do quadro da Secretaria da Câmara de Vereadores.

OS EDIS Edelvito Campello (foto), Almachio Boaventura e Demócrito Soares, assinaram a Resolução 4, abrindo credito especial de 25 mil cruzeiros, para a aquisição de material permanente, publicações oficiais e despesas diversas da Secretaria da Câmara Municipal.

DERMEVAL Ramos colocou à venda na Rua do Fogo, nº 9, uma casa boa para residência e ótimo ponto para comércio. Informou que os interessados devem procurá-lo no Armazém Santa Catarina, de Homero Falcão de Carvalho, na Praça João Pedreira, nº 22.

FALECIDO recentemente, Osvaldo Cruz inaugurou no abrigo da Praça da Bandeira uma filial de “O Rápido”, para a venda de revistas, jornais, figurinos e álbuns bordados. No mesmo local um espaço para a venda de “Coco mole, Coca Cola, Gasosa e outros gelados”

FECHANDO o primeiro turno do certame feirense de futebol, o Bahia abateu o E. C. Floresta pelo alto escore de 7x0, gols de Mário Porto (4), Alegre (2) e Juvenal (1). “Mario Porto fez jogadas impressionantes, burlando várias vezes o zagueiro Pedro Fubá”.

E NO MAIS a Liga Feirense e o Asilo de Lourdes iniciaram concurso para a escolha do melhor jogador do futebol feirense. Deu Mário Porto na cabeça...

O Ginásio Santanópolis na esquina da Rua do Sol (hoje J. J. Seabra) com a atual rua Visconde do Rio Branco. A direita a Prefeitura Municipal que não aparece na foto.

7 comentários:

  1. Gostaria de obter mais informações sobre Honorato Manoel do Bomfim do Ginásio Santanópolis
    osvaldodaapple@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de ver fotos sobre a estação de trên que tanto meus avós falaram para mim e meus primos. pois faz parte da memoria de nossa cidade e região.obrigado

    rildo_reis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber quem foi o Sr. Cristovão Barreto de Feira de Santana Ba

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber mais sobre Agnaldo Boaventura, que era meu bisavô

    marvinmsn@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de ter mais irformações sobre Nair Saback. A líder espiritual era minha tia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tendo sido criado em bairro próximo sempre passava no Tinguí. Por duas vezes fiquei maravilhado de vê-la sair vestida de soldado francês, espírito iluminado que a acompanhava e tanto bem fez pelos carentes e sua nobre missão continua. Não a conheci, era muito novo mas jamais esquecerei. Você teve uma tia, iluminado espírito e certamente outros a guiaram em tão bela missão. Saudações.

      Excluir
  6. Gostei muito do Blogue. Informações interessantes para quem gosta de historia. Visitarei mais vezes.

    ResponderExcluir