terça-feira, 16 de outubro de 2018

OUTUBRO NO TEMPO - 1976


O mês começando

Quando outubro de 1976 chegou a cidade vivia em clima de eleição, pois o ano era de disputa  para se conhecer o substituto do prefeito José Falcão. Tempo do bipartidarismo, o MDB lançou o dentista Colbert Martins, e o médico Ângelo Mário, foi homologado pela Arena. Como o embate era municipal, também seriam eleitos quinze vereadores..

O pleito ia acontecer em 15 de novembro, mas já em outubro, faltando ainda 45 dias  além das notícias do cotidiano a imprensa também se dedicava ao noticiário político. Vamos viajar no tempo recordando o começo de outubro de 1976, passados 42 anos.

O  “Feira Hoje” que desde março passou a ser diário, publicou a relação dos comícios que Arena e MDB promoveriam na sede de outubro até o dia 12 de novembro. O comício  era o carro chefe das campanhas e por isso, sem contar os distritos cada partido realizou 42 concentrações.

A ARENA escolheu a Cidade Nova para a realização do seu primeiro  e o MDB optou pelo bairro da Mangabeira. Segundo a relação divulgada na imprensa os arenistas encerrariam a campanha na Praça da Catedral e os emedebistas na Praça João Pedreira. Do primeiro ao ultimo, muita gente e nenhuma atração artística.

No dia 1º de outubro o  “Feira Hoje” circulou com a edição nº. 733 que tinha este expediente: Diretor, Raimundo Gama; Editor-Chefe, Helder Alencar; Superintendente, Egberto Costa. No Conselho Diretivo os nomes de Raimundo Gama, José Olimpio Mascarenhas, Alfredo Falcão e Carlos Marinho Falcão.   

Fugindo do noticiário político o jornal registrou a presença na cidade do ex-desembargador Candido Colombo Cerqueira, punido pelo Ato Institucional nº. 5. A nota lembra que o mesmo “foi por muito tempo, juiz de Direito em Feira de Santana, tendo fixado residência àquela época na Avenida Getulio Vargas”.

A câmara se preparava para a sessão solene marcada para o salão do júri do Fórum Filinto Bastos. Nela seria entregue do titulo de Cidadão Feirense a Rodrigo Silva Santana, pastor da Igreja Assembléia de Deus e presidente do Orfanato Evangélico. O autor foi da proposição foi o vereador Gerson Gomes, também evangélico.

A visita política da caravana de Ângelo Mário a Santo Antonio dos Prazeres foi devidamente coberta pela imprensa. Assim o jornal definiu a comunidade visitada pelos arenistas: “Santo Antonio dos Prazeres não é distrito como muitos pensam, e sim um dos mais afastados e pobres bairros da cidade”.

A questão da limpeza pública foi o tema do editorial do jornal que circulou no dia 1º de outubro. Com o titulo “A praça é do lixo”, cobra mais ação das autoridades e ironiza no ultimo parágrafo: “A praça é do povo, já dizia o poeta, mas a Praça dos Remédios, infelizmente, pertence ao lixo, ao abandono, ao desprezo”.  

Estava tramitando na Câmara Municipal uma indicação do vereador arenista José Flantildes dando nova denominação ao bairro do Tomba que passaria a ser oficialmente bairro Nazaré. O autor argumentou que estava atendendo pedido dos moradores, mas a matéria terminou não prosperando.

Decidida a inaugurar o Centro de Abastecimento antes das eleições, o prefeito José Falcão anunciou que a área verde do centro “será executada por uma firma especializada em paisagismo e urbanização que utilizará o sistema de hidrosemeadura, já utilizado largamente no Estado, inclusive em obras públicas”.

E no mais, nas duas zonas eleitorais da cidade, a 19ª (sede) e 156ª (distritos), estava aberta a temporada para a entrega de novos títulos, com prazo de encerramento previsto para o dia 16.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário