sábado, 31 de outubro de 2015

LÍDERES POLÍTICOS DE TEMPOS IDOS

Feira ontem

Da esquerda para a direita três líderes políticos, ex-prefeitos da Feira de Santana - Elpídio Raimundo da Nova, Arnold Ferreira da Silva e Eduardo Fróes da Motta.

O advogado Elpídio Nova, também vereador,  assumiu em janeiro de 1928 como intendente, passou a ter a denominação   de prefeito em 1929 e foi afastado em janeiro de 1931 pela Revolução de 30  que sepultou a Velha República. Elpidio que foi o último intendente e o primeiro prefeito, voltaria ao poder em 1933.

O jornalista Arnold Silva, também deputado, foi o mais jovem intendente da Velha República, eleito em 1923 e empossado em janeiro de 1924 com apenas 29 anos. 35 anos depois, já na segunda metade do século 20, em 1958, Arnold Silva foi eleito prefeito pela UDN.

O médico Eduardo Fróes da Motta, também deputado federal constituinte, assumiu o poder nomeado no tempo do Estado Novo implantado por Vargas, sendo afastado em novembro de 1945 com a queda do regime e o advento da redemocratização, com a nova constituição marcando eleições diretas para 1947, inclusive nesta cidade.

Em tempo – Foram arrancados do salão nobre da prefeitura que Arnold construir. Do coração da Feira jamais

(Livro "Memória Fotográfica de Feira de Santana")

Nenhum comentário:

Postar um comentário