segunda-feira, 25 de agosto de 2014

CULTURA FERVILHA NA XV CAMINHADA DO FOLCLORE

85 grupos cadastrados e inúmeros outros informais desfilaram pela avenida

A mais autêntica miscigenação de manifestações culturais de raiz na Bahia marcou a XV Caminhada do Folclore, na manhã deste domingo, 24. O cortejo, formado por 85 grupos cadastrados e inúmeros outros informais, desfilou pela avenida Getúlio Vargas, mantendo viva a tradição da mais autêntica cultura regional.
O resgate da cultura de raiz é uma iniciativa do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), entidade mantida pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e que conta com apoio do Governo Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e outros órgãos municipais.
Este ano, conforme o secretário da Secel, Jailton Batista, um recorte tanto na participação de grupos de manifestações culturais quanto na presença de visitantes. “A Caminhada do Folclore é uma iniciativa que traz para nós um espetáculo nostálgico com o resgate de tradições do passado ligadas ao samba-de-roda, bumba-meu-boi e diversas outras manifestações. E todo este caldo cultural pode ser visto aqui hoje, tanto por quem vivenciou quanto as pessoas mais jovens e até crianças”, observou.
Já o secretário de Desenvolvimento Social (Sedeso), Ildes Ferreira, ressaltou a importância do resgate da cultura nordestina através de iniciativas como esta. “A cultura e a área social interagem constantemente e alimentam a nossa história. Aqui estamos presentes com o desfile das participantes do Centro de Convivência do Idoso Dona Zazinha Cerqueira e também através de escolas ligadas à Secretaria Municipal de Educação”, frisou.
Coordenadora do evento e diretora do CUCA, Selma Oliveira observou o fortalecimento da cultura regional a cada ano de promoção da Caminhada do Folclore. “Nesta 15ª edição estamos contando com a presença recorde de 85 grupos confirmados de várias cidades baianas, como Alagoinhas, Pedrão, Ilha de Itaparica, Lustosa, Santa Bárbara, Irará, Santo Amaro, Araci, Teofilândia e muitas outras, fortalecendo o resgate da cultura regional”, informou.

Durante o desfile, o público pode assistir as apresentações do “Samba de Roda Brilhantes de Irará”, “As Debutantes da Caminhada do Folclore”, “Zé das Congas e o Grupo de Percussão Regional”, “Encouraçados de Pedrão”, “Cordel”, associações de capoeira, grupos de quadrilhas juninas, “Banda Purificaê de Irará”, “Samba de Roda Negra do Samba”, “Quixabeira de Lagoa da Camisa”, “Grupo de Cara Pintada de Lustosa”, “Bumba-meu-boi”, “Burrinho, “Fanfarra Municipal Ama por Bonfim, de Bonfim de Feira”, “Sambadores do Nordeste”, “Arrastão Amigos do Mutirão”, “Forró Andante”, “Reisado Nossa Senhora da Conceição, de Araci”, “Bloco Afro Samba dos Palmares”, “Baianas de Alagoinhas”, “Samba de Roda de Alagoinhas” e “Fanfarra do Colégio Estadual Rômulo Galvão, de São Felix”, dentre muitos outros.

Texto Secon
Foto Cau Preto (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário