quinta-feira, 29 de novembro de 2012

GLOBO CONSAGRA JOAQUIM, APÓS PERDÃO A JEFFERSON


Capa desta quinta-feira deu ar histórico ao julgamento conduzido por Joaquim Barbosa, tratado como "O maior golpe na impunidade", um dia depois que o relator da Ação Penal 470, e agora presidente do Supremo Tribunal Federal, aliviou a pena de Roberto Jefferson, que, até hoje, ainda não explicou o que fez com R$ 4 milhões recebidos do valerioduto
29 DE NOVEMBRO DE 2012 ÀS 06:34
247 - Na capa do Globo desta quinta-feira, Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, foi transformado em herói nacional. Com retrato em bico de pena, ela paira sobre a manchete "O maior golpe na impunidade", agora que estão definidas as penas de 25 condenados na Ação Penal 470.
Curiosamente, ontem foi o próprio Barbosa quem propôs um alívio na pena de Roberto Jefferson, que poderá cumpri-la em regime semiaberto. O presidente do PTB e dinamitador do escândalo foi considerado um "colaborador" pelo presidente do STF.
Ao fim e ao cabo, Jefferson venceu. Até hoje não disse o que fez com R$ 4 milhões recebidos do PT, por meio do valerioduto, e conseguiu se vingar de seus adversários políticos. Numa entrevista recente, disse que caiu, mas salvou o Brasil de José Dirceu.
Mas, na sessão de ontem, o ministro Ricardo Lewandowski tocou num ponto importante. Que Roberto Jefferson estava sendo perdoado? O que disse que seu partido fez caixa dois e todos os outros mensalão? O que depois disse que o mensalão era uma figura retórica? O que atribuía a responsabilidade a José Dirceu? Ou o que tentou culpar o ex-presidente Lula, numa fase final do julgamento.
Na prática, Marcos Valério, que no início do processo, entregou depósitos bancários e nomes de todos que receberam recursos – assim como fez com 97 beneficIários do mensalão tucano (ignorados pela procuradoria-geral da República) – colaborou mais com o esclarecimento da verdade do que o "colaborador" Roberto Jefferson. AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário