Vitória da Conquista, terceiro maior colégio eleitoral da Bahia (atrás apenas de Salvador e Feira de Santana-fotos abaixo), pode realizar, pela primeira vez na história, o segundo turno nas eleições municipais deste ano. A cidade atingiu um quantitativo mínimo necessário para a realização do segundo turno, já que agora conta com 215.299 mil eleitores. O número mínimo é de 200 mil. O segundo turno, apenas com os dois primeiros colocados do turno anterior, só acontece caso nenhum candidato consiga a maioria absoluta de votos no primeiro, ou seja, metade do número de votos válidos mais um. Sobre a possibilidade de segundo turno em Vitória da Conquista, a juíza Simone Soares Chaves, da 40ª Zona Eleitoral, disse que se trata de “um momento histórico para a cidade”. (Terra/Blog do Anderson)
Nesta cidade a possibilidade da decisão em segundo turno aconteceu há 20 anos. Foi nas eleições de 1992, quando o município suplantou a marca dos 200 mil eleitores. E houve o segundo turno.
Quatro candidatos candidatos - João Durval (PMN), Luciano Ribeiro (PMDB), José Falcão (PFL) e Gerinaldo Costa (PT) disputaram o pleito. Os dois primeiros passaram para o segundo turno, sendo vencedor do candidato do PMN
Nenhum comentário:
Postar um comentário