sexta-feira, 30 de abril de 2010

FTC FEIRA LEVA ATENDIMENTO À COMUNIDADE DO BAIRRO VIVEIROS



Com uma população estimada em 15 mil habitantes, o bairro Viveiros é relativamente novo, mas convive com todas as mazelas das comunidades menos favorecidas. É carente de infraestrutura: não dispõe de rede de esgotos, a assistência médica é precária - conta apenas com um posto do PSF - e a coleta de lixo, embora regular, não é eficiente. Esse conjunto de fatores contribuiu para que fosse escolhido para a ação de “Olho nos Bairros”, realizada pela Rádio Sociedade em parceria com a FTC Feira de Santana.
A atividade aconteceu na quarta-feira (28), na Escola Municipal Antonio Alves Lopes e contou com a participação dos cursos de Enfermagem e Psicologia da FTC. A coordenadora de Psicologia, professora Cristiane Souza orientou as pessoas como procurar ajuda nos momentos de necessidade. Ela aproveitou para cadastrar os interessados para atendimento na clínica Escola de Psicologia da FTC, que mantém um serviço voltado para as comunidades interna e externa, com acompanhamento aos portadores de transtornos psíquicos leves.
Já a professora de Enfermagem Denise Santos da Silva, que leciona a disciplina Estágio Adulto II, falou sobre os cuidados na “Prevenção e Controle da Pressão Arterial”, enquanto a enfermeiranda Márcia Verônica Souza Menezes e a estudante do 3º semestre, Sheila Amorim, faziam o atendimento. Josefa Santos Lobo, uma das moradoras mais antigas do bairro, foi uma das pessoas atendidas. Josefa chegou cedo e esperou a sua vez na fila, mas conseguiu aferir a pressão. “Estou aliviada, disse ela - está normal”.
Moradora do bairro há 12 anos, Maria Raimunda de Jesus Rodrigues compareceu à Escola Municipal Antonio Alves Lopes para e medir a pressão arterial. Para ela, a ação no Viveiros é importante, pois o bairro é muito carente. “Nas últimas chuvas isso aqui ficou uma calamidade. Os estragos foram muito grandes. Faltou pouco para a minha casa ficar inundada”, relatou, acentuando que o que mais a atrai nesse tipo de ação é ter atendimento de qualidade sem sair do bairro.
Socorro Pitombo e Madalena de Jesus
Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário