quinta-feira, 21 de setembro de 2023

FEIRA ONTEM

 

                                                               



NO MERCADINHO DO FATO A PROCURADORIA

             Foi na intendencia do coronel Bernardino Bahia, mais precisamente no seu primeiro período administrativo que a cidade ganhou o seu “Mercadinho do Fato”, isso por volta de 1920, poucos anos depois do coronel-intendente ter construído e inaugurado o Mercado Municipal, onde  mais de seis décadas depois o prefeito Colbert Martins transformaria em Mercado de Arte Popular, depois de devidamente restaurado e adaptado.

            Na década de sessenta, sem espaço e quase em reunias o mercadinho do fato foi abandonado pelas feirantes - maioria mulheres residentes em Baraúnas, Galiléia e Queimadinha, que preferiram armar suas bancas na extensão na Rua Benjamim Constant, onde ficaram até o inicio dos anos setenta, quando o prefeito Newton Falcão construiu um novo mercado para as fateiras na antiga “Rua de Aurora”, na área hoje ocupada pelo SAC.

            Desativado o primeiro mercadinho do fato na Praça Bernardino Bahia, na sua área o prefeito João Durval construiu a sede da extinta Surfeira, primeira autarquia do municipal criada com a reforma administrativa de 1968. Extinta a autarquia pelo prefeito Colbert Martins, no mesmo prédio funcionou a Secretaria de Obras, depois de Desenvolvimento Urbano, até que o prefeito José Raimundo Azevedo decidiu transformar o prédio na sede da Procuradoria Geral Município.

            E as fateiras do “Mercadinho da Rua de Aurora?”. Bem, quando a Prefeitura, na gestão do professor José Raimundo, doou  a área para o governo do Estado  edificar o SAC, as fateiras do mercadinho já estavam alojadas no Centro de Abastecimento, tendo inclusive participado da primeira feira-livre  que aconteceu na segunda-feira, 17 de janeiro de 1977, portanto há mais de quatro décadas. 

                                    Newton com Rui Santos inaugurndo novo Mercadinho do Fato                 



Nenhum comentário:

Postar um comentário