Durante esta semana, os professores
que atuam na Educação Infantil da rede municipal estão participando da Formação
Continuada com o tema “Educação Especial na perspectiva inclusiva para os
docentes da Educação Infantil”. Os encontros formativos seguem até sexta-feira
(9), no Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da
Silva.
Os profissionais estão sendo
orientados sobre integração do estudante, serviços do Centro de Educação
Inclusiva, processos de aprendizagem, sala de recursos e debatendo estudos de
caso. Segundo Talyta Adele Meirelles, psicopedagoga do Centro e formadora, além
do compartilhamento de conhecimento, é um momento importante para socialização
entre os profissionais da Educação Municipal.
“A formação tem o objetivo de
instrumentalizar e preparar esses profissionais para uma ação pedagógica mais
segura quanto à inclusão de crianças com algum tipo de deficiência. Durante os
encontros estamos em contato com grupos menores, isso possibilita conhecer as
diversas realidades mais de perto e pensar a inclusão de forma mais
específica”, disse.
A professora Camila Peixinho, da
Escola Municipal Dois de Julho (Jaíba), afirma que adquirir conhecimento é
um processo contínuo para qualquer profissional da educação.
“As crianças são plurais, elas não
são únicas dentro da sala de aula, então cada um tem uma especificidade e a
gente precisa estar pronto para esse trabalho e para recebê-las, seja uma
criança com deficiência ou não. Ainda que seja um trabalho inicial durante as
formações, faz toda a diferença no dia a dia”, pontuou. Mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário