A
nova política da Petrobras para os
combustíveis completou um mês neste sábado (17). De acordo com a Agência Nacional
do Petróleo (ANP) , a
redução é de 1% e 9% nos preços da gasolina e do diesel, respectivamente, na
bomba.
Isso porque, segundo especialistas
consultados pelo g1, a estatal tem mantido valores muito próximos de
sua estratégia anterior nas vendas às distribuidoras.
Nos últimos 6 anos, a Petrobras
adotou a chamada “política de paridade de importação”. Isso significa que o
preço dos combustíveis vendidos para as distribuidoras no Brasil era
determinado pelo custo de importar e trazer esses produtos até os portos nacionais.
A estratégia considerava o valor de
cotação do dólar e do barril de petróleo, além dos gastos com transporte, taxas
e seguros.
Essa política favoreceu os
importadores de combustíveis, que conseguiam competir com a Petrobras. A
empresa tem a maior fatia do mercado nacional. Se ela pratica em suas
refinarias um preço perto do de importação, os importadores conseguem competir.
Para a Petrobras, isso é vantajoso,
já que o custo de importação é maior que o custo da produção nas refinarias. Mais.
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