O volume de vendas do comércio
varejista brasileiro recuou 0,6% de outubro para novembro de 2022. Essa é a
primeira queda desde julho do ano passado (-0,2%) e veio depois de uma alta de
0,3% na passagem de setembro para outubro. Os dados são da Pesquisa Mensal do
Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE).
Com o resultado, o setor se situa
no mesmo patamar que junho de 2022, e 3,6% abaixo do recorde da série, ocorrido
em novembro de 2020.
O varejo apresentou, no entanto,
altas na média móvel trimestral (0,3%), na comparação com novembro de 2021
(1,5%), no acumulado do ano (1,1%) e no acumulado de 12 meses (0,6%).
Em novembro, seis das oito
atividades pesquisadas tiveram redução no volume de vendas: combustíveis e
lubrificantes (-5,4%); equipamentos e material para escritório, informática e
comunicação (-3,4%); livros, jornais, revistas e papelaria (-2,7%); tecidos,
vestuário e calçados (-0,8%); outros artigos de uso pessoal e doméstico
(-0,3%); além de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo
(-0,2%).
A receita nominal do setor cedeu
0,3% no período, mas cresceu 10,5% na comparação com novembro de 2021, 14,6% no
acumulado do ano e 14,1% no acumulado de 12 meses. Mais.
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