terça-feira, 3 de janeiro de 2023

PSOL CITA 52 MOTIVOS NO STF EM PEDIDO DE PRISÃO DE BOLSONARO

 

No primeiro dia de 2023, o PSOL protocolou no STF (Supremo Tribunal Federal) um documento de 100 páginas pedindo, entre outras coisas, a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) . O partido de apoio ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva alegou 52 motivos para o pedido e acusou o político de chefiar uma organização criminosa que vem atacando a democracia do Brasil.

A coluna teve acesso ao relatório, que é assinado por 16 pessoas, sendo 15 deputados federais e o presidente da sigla, Glauber Braga, e mostra que há pontos pesados. "Os casos citados nesta exordial se juntam às dezenas de denúncias já presentes neste inquérito que mostram a clara tentativa de incentivar atos criminosos e terroristas, como os vivenciados em Brasília recentemente", diz o primeiro item do pedido.

Ao longo de várias páginas, o documento enumera as 52 razões pelas quais o PSOL considera vital o pedido de prisão preventiva contra Bolsonaro. "É importante destacar os bloqueios em rodovias Brasil afora vêm sendo financiados por empresários ligados ao ex-Presidente da República, como Luciano Hang, proprietário da Havan, o que demonstra que tais atos não são realizados de forma espontânea e desorganizada, tendo Jair Messias Bolsonaro como autor intelectual. Procuradores de Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo informaram ter identificado a participação de empresários no financiamento dos atos antidemocráticos. 'Há uma grande organização criminosa com funções prédefinidas, financiadores, arrecadadores, como é de conhecimento público, tem vários números de pix', afirmou o Procurador-Geral de Justiça de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo. Segundo ele, há suspeitas de que existe uma organização em nível nacional", afirma o item 4 do documento. Mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário