domingo, 30 de novembro de 2014

PROSEL 2015.1 REDAÇÃO ESTIMULA A REFLEXÃO SOBRE O PRECONCEITO

A Uefs aplicou, neste domingo, as provas do primeiro dia do vestibular 2015.1 (ProSel). O tema da redação foi classificado por candidatos como relevante para a atual sociedade brasileira e a formação do cidadão. Eles discorreram sobre o desafio do professor em sala de aula diante da diversidade social e o combate às várias formas de preconceito.

Jailton Santos, de Jacobina, BA, que concorre a uma vaga do curso de Medicina, considerou o tema da redação importante para o momento pelo qual passa a sociedade, "que exige o constante debate sobre problemas como intolerância e convivência social". Josie Batista, de Feira de Santana, que pretende cursar Direito, afirmou que o tema proposto "deveria estar nas rodas de conversa de toda a comunidade, dada a sua importância para a inclusão social”.

Neste domingo, foram aplicadas as provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura Brasileira e Redação. Segunda-feira, 1º de dezembro, será a vez das provas de História, Geografia e Matemática. Terça-feira (2/12) último dia, serão aplicadas as provas de Física, Química e Biologia.
A abstenção deste domingo foi de 16,8%, o que equivale a 1.963 candidatos dos 11.702 inscritos. O percentual foi considerado pela coordenação do vestibular dentro da média em relação aos processos seletivos anteriores.
Programa Sala de Espera
Neste primeiro dia de vestibular cerca de 120 acompanhantes de candidatos participaram do Programa Sala de Espera enquanto aguardavam o término da prova. Eles se reuniram no hall da ProSel 2015.1 - 30/11/14 - Fotos Edvan Barbosa 2Biblioteca Central Julieta Carteado, no campus universitário, para a palestra do professor Walmir Mota de Carvalho, convidado pela Uefs, que discorreu sobre tema foi “Refletindo sobre meu papel nesse processo”.
Até a próxima terça-feira (2) serão oferecidas oficinas de dança de salão, leitura, atividades recreativas e de relaxamento. Também serão realizados bingo e sorteio de brindes. Os pais e demais parentes são acolhidos no pórtico da universidade e passam a manhã participando das atividades.
O vice-reitor da Uefs, professor Genival Corrêa, deu às boas vindas aos acompanhantes e destacou as atividades desenvolvidas na Instituição. Ele citou os programas que proporcionam bolsas para estimular a permanência e a formação do aluno. O pró-reitor de Graduação, Rubens Pereira, também participou do encontro.
Andrea Berwanger, do município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, acompanhou a filha que está tentando uma vaga para Medicina e aprovou a sala de espera. “Chegue aqui mais nervosa do que minha filha. Encontrar um espaço como esse foi ótimo. Vou voltar amanhã para participar da oficina de dança de salão”, disse.
Muitos acompanhantes eram de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Roraima e Tocantins. De Aracaju, Sergipe, Ângela Almeida está acompanhando a filha que presta vestibular para Medicina. “Pesquisei sobre várias universidades e já sabia desse programa Sala de Espera que é uma excelente iniciativa da Uefs”, afirmou.

Fotos: Bernardo Bezerra e Edvan Barbosa - Ascom/Uefs

Nenhum comentário:

Postar um comentário