quinta-feira, 9 de outubro de 2014

DISPONIBILIZADAS 10 MIL MAMOGRAFIAS NO OUTUBRO ROSA

Cada uma das quatro unidades prestadoras vai realizar 2,5
Especialmente durante este mês, as unidades prestadoras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aumentaram a cota para a realização da mamografia. São 2.500 para cada uma das quatro, o que resulta num total de 10 mil.

As mulheres estão sendo encaminhadas para o CMDI (Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem), Ceparh (Centro de Pesquisa em Reprodução Humana), IMA (Instituto de Mastologia) e Hospital Dom Pedro de Alcântara.
Com essa medida, a Secretaria de Saúde amplia o acesso das mulheres – foco das ações do Outubro Rosa – ao exame. Através dele, é possível diagnosticar o câncer. A coordenadora do Paism (Programa Municipal de Assistência Integral à Saúde da Mulher), Graça Passos, afirma que a demanda às unidades pode ser espontânea.
Ela ressalta que diversas atividades estão sendo promovidas pela cidade, tanto nas unidades de saúde quanto nos espaços públicos, para alertá-las sobre a importância do autoexame das mamas e da realização da mamografia.
“Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado mais rápido o tratamento terá início, possibilitando a essa mulher maiores chances de cura”, afirma. Graça Passos observa que elas estão mais conscientes quanto aos cuidados com a sua saúde.
Nesta quinta-feira, 9, as ações do Outubro Rosa foram levadas para o Espaço de Cultura Marcos Moraes, na avenida Getúlio Vargas. Além da oferta de atendimentos com o clínico geral, estão sendo prestadas orientações de promoção à saúde. As mulheres também podem realizar os testes rápidos do HIV-aids e das Hepatites B e C.
 Os serviços estão sendo prestados na Unidade Móvel de Saúde e no ônibus do Programa Saúde na Escola, ambos da SMS. (SECOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário