quarta-feira, 15 de outubro de 2014

COM MARGEM DE ERRO E TUDO, DATAFOLHA FAVORECE DILMA

Por Eduardo Guimarães

Pesquisa Datafolha recém-divulgada (15/10) é uma verdadeira bomba. Aécio Neves aparece com 45% das intenções de voto e Dilma Rousseff, com 43%, ambos com perda de um ponto em relação à pesquisa da semana passada.

Entre muitas outras coisas, a pesquisa mostra que apoios de Marina Silva e do PSB a Aécio Neves e denúncias contra a Petrobrás não surtiram efeito em favor do tucano, como era esperado.

Outro fato mostrado pelo Datafolha é o de que as três pesquisas Tabajara publicadas na semana passada (Paraná, Veritas e Sensus) estão criminosamente erradas, o que deve motivar pedidos de investigação.

Mais ainda, o Datafolha mostra a rejeição de Aécio subindo bem fora da margem de erro (de 34% para 38%) e a de Dilma caindo dentro da margem de erro (43% para 42%).

Mais um fato positivo para Dilma: o Datafolha confirma o Vox Populi – a diferença do instituto paulista para o mineiro ficou literalmente dentro da margem de erro.

Outros dados dão conta de que o Datafolha pode ter optado por usar a margem de erro em favor de Aécio. Fonte da campanha de Dilma afirma que ela está subindo e já abriu vantagem sobre Aécio fora da margem de erro.

Essa é talvez a última ou a penúltima pesquisa que esse instituto poderá usar a margem de erro a seu favor, a menos que os dois candidatos estejam separados por votos dentro dessa margem.

A partir da semana que vem, ficará extremamente perigoso para a mídia e os seus institutos de pesquisa usarem margem de erro, a menos que seja verdade. A proximidade das eleições podem gerar uma imensa desmoralização a quem der uma de esperto.

Dilma pode respirar aliviada. Tudo que foi feito contra si ao longo dos últimos dias, deu em nada. Agora, é disputar um pequeno contingente de corações e mentes que já demonstrou que não está se deixando sensibilizar tão fácil.


Mas, talvez, o melhor seja que a pesquisa não captou plenamente o desempenho de Dilma no debate da Band, considerado melhor que o de Aécio por grande variedade de analistas e pela Bolsa, que já se sabe por que despencou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário