quarta-feira, 22 de maio de 2013

PROJETO SAÚDE NA ESCOLA ATENDE CRIANÇAS DO CASEB


Identificar problemas leves ou até  mesmo crônicos que podem prejudicar o desenvolvimento das crianças e adolescentes na sala de aula e que possivelmente ainda não tenham sido percebidos pelas famílias, é o principal objetivo do Projeto Saúde na Escola, anunciado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho e lançado nesta quarta-feira, 22, no bairro Caseb.
 

A comunidade da Escola Municipal Maria José Dantas Carneiro foi a primeira a receber a visita do ônibus. Durante toda a manhã, uma equipe médica atendeu aos alunos e algumas mães. Nesta primeira etapa, as crianças foram submetidas a uma triagem que envolve o acompanhamento do peso, das vacinas e também uma entrevista para tentar identificar algum tipo de problema de saúde.
O projeto envolve três etapas distintas: o diagnóstico, encaminhamento e acompanhamento do tratamento. Na próxima semana, nos dias 28 e 29, o ônibus volta à Escola Maria José Dantas Carneiro para atender outras turmas. Os encaminhamentos serão feitos pelos profissionais aos postos e clínicas da rede básica de saúde.

"Nestas visitas às escolas, podemos identificar problemas comuns que existem nas unidades escolares e que podem passar despercebidos pelas pessoas que estão próximas das crianças. Muitas vezes o aluno não presta atenção na aula, não anota as atividades, e os pais e professores podem achar que é falta de interesse. Muitas vezes, isto pode ser causado por um problema oftalmológico ou até mesmo uma anemia”, orienta a médica Viviane Motti, integrante da equipe.
“Este projeto é muito bom porque facilita o nosso acesso à saúde. Muitas vezes chegamos ao posto e não achamos atendimento, ou então não descobrimos o que a criança tem. Aqui, neste atendimento, tudo isso pode ser mais rápido”, avaliou Antonieta Bento dos Santos que tem dois filhos matriculados nessa escola.
Nos próximos dias 30 e 31, o projeto Saúde na Escola segue para o Centro de Educação Monteiro Lobato, no bairro Capuchinhos.(Lineia Fernandes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário