Discutir o sistema de saúde pública no Brasil. Este é o objetivo da Campanha da Fraternidade 2012, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com o tema “Fraternidade e Saúde Pública: Que a saúde se difunda sobre a terra”, católicos de Feira de Santana celebraram na noite desta quarta-feira (22), na Catedral Metropolitana de Senhora Sant’Ana, o lançamento da campanha que marca o início da Quaresma.
Inúmeros fiéis católicos participaram da celebração presidida pelo arcebispo metropolitano dom Itamar Vian. O religioso lembrou que, todos os anos, a CNBB escolhe um tema de relevância e que tenha abrangência em todo o país. “A intenção da campanha é envolver toda a sociedade brasileira, buscando alternativas para que as pessoas cuidem melhor da sua saúde”, afirmou.
Dom Itamar Vian ressaltou que a sociedade tem a sua parcela de contribuição. “A saúde não é de responsabilidade apenas das autoridades e dos políticos, mas de todos”, salientou acrescentando que o objetivo da campanha é também “conscientizar a população para a prevenção das doenças”.
O médico cardiologista Mario Sérgio de Carvalho lembrou o papel social da Igreja em abordar essa temática. “A saúde pública precisa atender aos mais humildes. Debater este tema é chamar atenção do poder público, em especial, para esta parcela da população. Quando se fala em saúde não é apenas física, é também mental, manter o espírito livre e despreocupado”, disse.
A celebração da Quarta - Feira de Cinzas marca o início da Quaresma, período de preparação para a Páscoa, quando a Igreja convida os católicos à reflexão, penitência e caridade. Já as cinzas, explicou o arcebispo, remetem a brevidade da vida. “Chamamos atenção de onde viemos e para onde retornaremos. Daí a importância de praticar o bem”, pontuou dom Itamar Vian. (Texto e fotos da Secom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário