quinta-feira, 17 de março de 2011

MEDICINA VETERINÁRIA - CURSO NA FTC CAPACITA PARA ATENDIMENTO DE EQUINOS



Mais de 15 procedimentos diferentes de uso diário na rotina clínica e cirúrgica equina foram apresentados aos participantes do I Curso Teórico e Prático em Equinos, promovido pelo curso de Medicina Veterinária da FTC Feira, no final da semana. A partir do tema “Como Fazer”, foram realizadas aulas práticas no campus da faculdade no dia 12 (sábado), enquanto no dia 13 (domingo) foram desenvolvidas as atividades práticas, no 1º Batalhão de Policia Militar.
As aulas foram ministradas pelo professor doutor Jairo Jaramillo Cardenas, médico veterinário reconhecido nacionalmente nas áreas de Medicina Interna, Clínica, Cirurgia e Anestesiologia Equina, abordando os procedimentos nos diferentes sistemas, como digestivo, respiratório, músculo esquelético e regiões da cabeça. De forma simples e objetiva, ele explicou os fundamentos teóricos e práticos, a exemplo de indicações, materiais a serem utilizados e eventuais complicações.
“São procedimentos muito frequentes, porem mais complexos e que geralmente não são utilizados no dia a dia por desconhecimento técnico, anatômico ou a complexidade dos mesmos”, observou o professor, que retornou ao Brasil após um período nos Estados Unidos e na Europa. Curso “Como Fazer” já foi realizado no Rio Grande do Sul, Pernambuco e Paraíba e ainda este ano será levado ao Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Alagoas.
Madalena de Jesus e Socorro Pitombo
Assessoria de Comunicação, FTC/FSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário