terça-feira, 5 de janeiro de 2010

AÉCIO NEVES EM ANGRA NA CASA AMBIENTALMENTE FORA-DA-LEI DE LUCIANO HUCK


Por Zé Augusto
Antes da virada do ano, o "Jornal da Manhã" (de Minas Gerais) noticiou que o casal global Angélica e Luciano Huck receberam amigos, incluindo Aécio Neves (PSDB/MG), para romper o ano em sua casa, em Angra dos Reis, local das maiores tragédias no Estado do Rio devido à chuvas e desabamentos.


Nada contra dois tucanos se bicarem (Huck também é tucano de carteirinha). O que pega mal para um governador de estado é frequentar uma casa construída de forma condenável pela legislação ambiental. Parte das tragédias em Angra dos Reis é devido à esse desrespeito ao meio ambiente na ocupação do solo, e não é apenas por comunidades carentes.

Há muitas mansões irregulares e condomínios de luxo, autorizadas à custa da omissão de autoridades (às vezes mediante suborno), que colocam terceiros em risco. Huck já foi acionado na justiça porque sua mansão, na Ilha das Palmeiras, foi construída em local proibido: sobre o espelho-d’água e as rochas.

Conseguiu escapar da justiça justificando que a construção foi de 1971, antes da entrada em vigor da legislação atual, e ele apenas reformara a casa.Porém, ele enfrenta outro processo: foi acusado de executar uma dragagem para construção de praia artificial sem licença ambiental.

Em junho de 2009 o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB/RJ) "pisou na bola" e liberou as regras para construções em áreas de preservação ambiental em Angra e outras regiões do Estado. O decreto, de número 41.921, é conhecido como "lei Luciano Huck", porque teria sido feito para beneficiar o apresentador da televisão. Leia mais no OBSERVATORIO DA IMPRENSA

Um comentário:

  1. A verdade é que querem responsabilibzar Cabral por esse terrível acontecimento. Mas tivemos governos que ficaram até mais que 1 mandato e não resolveram.. Então pq culpar só o Cabral??

    ResponderExcluir