domingo, 1 de novembro de 2009

TÚNEL DO TEMPO DOMINICAL

OUTUBRO EM FEIRA AO LONGO DO TEMPO

1892 Falece dia 20, o coronel Joaquim de Melo Sampaio. Com a implantação da república o médico Joaquim Remédios Monteiro (foto) que presidia o conselho municipal e passa a ser o primeiro intendente municipal. O coronel nasceu na cidade do Porto, Potugal e na sua gestão a cidade ganhou a estátua de Padre Ovídio, vinda da França.
1905 – Contra os votos de Abdon Abreu (foto) e José Guimarães, o conselho aprova as bases do empréstimo de cem contos de reis que este município vai contrair com as firmas Morais & Cia. e Almeida Castro & Cia., ambas da capital do Estado. Abdon e Guimarães seriam mais tarde intendentes municipais.

1912 – O coronel Bernardino Bahia (foto)assume pela primeira vez a prefeitura, com o titulo de intendente, depois de ter tentado sem sucesso em 1907. Bernardino Bahia voltaria ao poder em janeiro de 1920. Na primeira gestão edificou o mercado municipal e na segundo iniciou a construção do Paço Municipal.


1931 – No dia 3, telegrama do interventor federal enviado ao coronel João Mendes da Costa (foto), prefeito nomeado de Feira de Santana, avisa que “entra em vigor nesta cidade, o horário de verão, sofrendo todos os relógios o avanço de uma hora”.

1935 – A Santa Casa de Misericórdia anuncia os números do hospital em outubro: Saíram curados 6 homens e 5 mulheres; melhorados 2 homens e 4 mulheres; sem melhora 1 homem e 1 mulher; faleceram 8 mulheres e na Sala do Banco 34 pessoas foram receitadas.

1937 – Instala-se a União Democrática Feirense em apoio a candidatura de Armando Sales Oliveira à Presidência da Republica. Entre os membros, Eduardo Fróes da Motta (foto), João Mendes da Costa e Francisco Martins da Silva, este avó do deputado federal Colbert Martins Filho.

1945 – Instala-se o Comitê Feirense pró-candidatura brigadeiro Eduardo Gomes (foto), verificando-se a ultima hora haver sido ‘sabotado’ o serviço de amplificadores instalado na respectiva sede cujo funcionamento a polícia ameaçou não permitir.

1953 – No domingo, 18, Luiz Gonzaga (foto), o ‘Rei do Baião’, volta a Feira para mais uma exibição. Com a presença de grande público o famoso sanfoneiro se apresenta no Edifício Euterpe, acompanhado por Zequinha e Catamilho.


1954 – Com o apoio dos cristãos (PDC) e comunistas (PCB) a UDN ganha as eleições e volta a dirigir a prefeitura. Seu candidato, João Marinho Falcão (foto) soma 5.477 votos, contra 3.671 dados a Eduardo Motta (PSD) e 3.058 a Hamilton Cohin (PTB). A legislação não falava em segundo turno

1959 – Inaugurada a Galeria Modelo, de José Aguinaldo Fernandes, na Rua Capitão França. O vigário Aderbal Miranda cortou a fita e procedeu a benção. Anos depois, já pertencendo a Paulo Cordeiro (foto), ganhou saída pela Senhor dos Passos. Atualmente desativado, está sendo demolida.

1960 – Apurados os votos das eleições presidenciais em Feira, Lott (foto) é o grande vencedor com 7.235 votos. Jânio Quadro obteve 5.087 e Ademar de Barros 1.029. Para vice-presidente Jango soma 6.745 votos, Milton Campos 4.548 e Fernando Ferreira 1.824

1962 – vereador e presidente da câmara com base no distrito de Pacatu hoje Santa Bárbara, José Sisnando Lima (foto) assume a Prefeitura por doença do titular Arnold Silva. Fica no poder até abril do ano seguinte, quando passa o cargo a Chico Pinto, o novo prefeito.

1966 – De volta a cidade mais de dois anos depois de ter sido arrancado da prefeitura, Chico Pinto (foto) foi recebido pela multidão na Praça da Matriz. Antes do seu discurso é saudado pelo cacique político Eduardo Fróes da Motta.


1974 – Visita a cidade Armando Marques, o famoso guarda de transito “Pelé”. Antes de ser recebido pelo prefeito José Falcão (foto) se exibe no centro da cidade arrancando aplausos. Foi um dos convidados pelos organizadores da Semana do Transito.

1978 – Fluminense e Itabuna fazem amistoso no "Jóia" e como atração maior o cantor Sidney Magal. Os cartolas assumem o estádio, inclusive as bilheterias, mas a renda não cobre as despesas. Alegam que mais de duas mil pessoas, a maioria mulheres, pularam o muro para ver o cantor.

1979 – Visita Feira pela primeira vez o ainda torneiro Lula da Silva, presidente dos metalúrgicos do ABC paulista. Veio como convidado do prefeito Colbert Martins (foto) para participar da inauguração de várias obras em Rua Nova.


Naquela Rua Nova que em 1979, com as obras de Colbert Martins passou a ser uma cidade dentro da cidade de Feira, o metalúrgico Lula da Silva (foto) assim encerrou seu discurso: "Trabalhadores de Feira de Santana, acredito que através de Colbert e Pinto eu voltarei outras vezes e poderemos umdia gritar: liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós"

Nenhum comentário:

Postar um comentário