quinta-feira, 15 de outubro de 2009

COMISSÃO PEDE A TEMER PRIORIDADE PARA PROJETOS DE MUDANÇA CLIMÁTICA

O relator, deputado Colbert Martins, e membros da Comissão Mista Especial sobre Mudanças Climáticas, entregaram nessa quarta (14) uma lista de seis projetos ao presidente Michel Temer, pedindo prioridade na votação.

Os parlamentares querem que a votação ocorra antes de dezembro, quando será realizada a 15ª Conferência das Partes sobre Mudança do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU - COP-15), em Copenhage, na Dinamarca.

Também estiveram presentes na reunião: Senadora Ideli Salvatti, Presidente da Comissão de Mudanças Climáticas;a Deputado Vanessa Grazziotin, Vice-Presidente;o Deputado Paulo Pereira e o Dep. Marco Maia, 1º Vice-Presidente da Câmara dos Deputados.
Maria José Esteves
Assessoria de Imprensa








Um comentário:

  1. “Devemos, sim, pensar os problemas ambientais em conjunto com as nações. Mas não podemos permitir que os países industrializados deixem os emergentes como os únicos responsáveis pelo salvamento do planeta." Colbert Martins

    A afirmação ,acima, é do ilustre relator o nosso Deputado Colbert Martins. Opinião louvável, reponsável e adequada a um processo de preservar e produzir, processo esse que deve ser a tõnica do desenvolvimento sustentável do nosso País.Novamente,parabéns por mais uma atuação brilhante do deputado feirense nas comissões do Congresso Nacional.

    Não podemos desenvolver o Brasil com atitudes e afirmações arrogantes do "não pode", precisamos, sim, de soluções práticas, lógicas e sustentáveis de "como pode".Precisamos de soluções , não de imposições.

    Para estimularmos uma política em direção ao desmatamento mínimo, tendendo ao zero, seria fundamental implantarmos e/ou fortalecermos , com ações e atitudes coerentes, um efetivo e permanente Programa Nacional de Recuperação das Pastagens Degradadas .Ao recuperarmos os pastos deteriorados elevaríamos a capacidade de suporte - animal por hectare - e consequentemente a produtividade , permitindo produzir mais carne nas mesmas áreas pastoris sem novos desmatamentos.O óbvio, às vezes, é difícil de ser compreendido.

    Outro aspecto, sobre energias limpas, o Nordeste Brasileiro com sua região semiárida possui no intenso Sol, não o vilão, mas, sim, o nosso irmão.É notória a imensa potencialidade para gerarmos energia solar e, também, energia eólica.

    Para isso precisamos de uma extensão rural e tecnológica atuante e interagindo com os orgãos de pesquisa no sentido de tirar das prateleiras, das estantes e das memórias dos computadores o conhecimento científico e leva-lo para o cotidiano, para a produção, beneficiando toda a sociedade.

    Precisamos compreender que o desenvolvimento sustentável precisa ser apoiado em seus três pilares: da viabilidade econômica,do ambientalmente correto e do socialmente justo.Assim é que o Brasil poderá avançar.Não devemos devastar mas, não podemos, também, parar.Produzir e preservar.

    Paulo Cesar Bastos é engenheiro civil e produtor rural

    ResponderExcluir