Um conjunto de projetos sociais desenvolvidos pela Associação dos Pequenos Agricultores do Estado da Bahia (APAEB), no município de Valente, na região sisaleira do Estado, está sendo avaliado pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza ( FUNCEP). Os projetos estão voltados para a agricultura familiar e a economia solidária e podem ser contemplados com recursos do FUNCEP. Dentre outras ações, o Fundo financia a habitação de interesse social, a economia solidária, a segurança alimentar, a alfabetização e qualificação profissional, a pesca artesanal, além dos Programas Luz para todos e Água para todos.
Para conhecer os projetos da APAEB, a diretora do FUNCEP, Maria Morais de Carvalho Mota, foi ontem (dia 4) a Valente. Ela visitou a Fazenda Madeira, a 12 Kms da sede do município, onde a APAEB mantém dois importantes projetos: o Centro de Aprendizagem e Intercâmbio dos Saberes (Cais) e a Escola Família Agrícola (EFA) Avani Lima Cunha. Integrante de uma rede internacional, criada com recursos da Fundação Kellog, o Cais oferece cursos de formação a grupo de 104 agricultores em diversas áreas da agricultura familiar, sendo dotado de quatro prédios, com incluindo refeitório e dormitório. A EFA Avani Lima Cunha garante o ensino fundamental (da 5ª à 8ª séries) para uma turma de 73 alunos de sete municípios da região sisaleira: Valente, Santaluz, Queimadas, Conceição do Coité, Retirolândia, Nova Fátima e Serrinha.
Novas máquinas vão evitar mutilações no desfibramento do sisal
Depois da Fazenda Madeira, a diretora do Funcep foi ao galpão da APAEB, na sede do município, onde está senda concluída a fabricação de 200 máquinas de desfibrar a folha do sisal. Essa nova máquina, ao contrário da antiga, a Paraibana, tem um dispositivo que evita a mutilação dos trabalhadores rurais, um antigo e traumático problema da região sisaleira da Bahia. O projeto conta com o financiamento da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e do Ministério do Desenvolvimento Agrícola (MDA). Segundo o diretor executivo da APAEB, Ismael Ferreira, 112 máquinas já estão prontas e as 88 restantes em fase de finalização. Idealizado por um inventor da região, o equipamento será distribuído em todos os municípios do Território do Sisal, pondo fim aos acidentes que já mutilaram centenas de trabalhadores que usaram a vela máquina de desfibrar a folha do sisal.
A diretora do FUNCEP disse que ficou muito impressionada com o que viu e manifestou o interesse em estreitar a relação com a APAEB. Segundo ela, há possibilidade da EFA Avani de Lima Cunha ser incluída em um grande programa voltado para a juventude rural na área de assistência técnica que está sendo elaborado pelo Governo. A APAEB foi fundada há 29 anos, para promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, através de ações educativas, solidárias e de cooperação no semi-árido baiano. Hoje, é referência em toda a região sisaleira do Estado.
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
- Governo da Bahia

Nenhum comentário:
Postar um comentário