quinta-feira, 13 de março de 2025

DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR: PROCON BAHIA REFORÇA A DEFESA DOS DIREITOS

 

O Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março, tem como principal objetivo conscientizar a população sobre seus direitos e destacar a importância de uma relação mais equilibrada entre consumidores e fornecedores. Comemorado desde 1983, após o histórico discurso do presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, em 1962, a data é um marco na defesa dos direitos dos consumidores ao redor do mundo. Em seu discurso, Kennedy destacou que todo consumidor tem direito à segurança, à informação, à escolha e a ser ouvido, temas que ainda geram debates e impulsionam legislações em vários países.

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) foi instituído pela Lei nº 8.078/1990 e continua sendo a principal ferramenta para garantir os direitos do cidadão. O Procon BAHIA, órgão responsável pela defesa dos consumidores no estado, tem cumprido um papel fundamental, com ações educativas, atendimento ao público e fiscalização. Em 2024, o órgão registrou 75.003 atendimentos, sendo as principais queixas relacionadas a problemas financeiros, como cartões de crédito, empréstimos e financiamentos, seguidos de questões envolvendo serviços essenciais e telecomunicações. De janeiro a fevereiro de 2025, o número de atendimentos já alcançou 13.034. Mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário