terça-feira, 27 de novembro de 2018

IMAGEM DO TEMPO



Nesta área, antes conhecida como a rótula central, hoje cortando as avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria, o prefeito Francisco Pinto iniciou em 1963 a construção da Fonte Luminosa da Cidade.
Afastado do poder pelo golpe militar de 1964, seus sucessores não deram continuidade à obra.
Pelo contrário,  espalharam que Pinto abriu um enorme buraco, encheu de armas, e lá  dentro ele e os comunistas resistiriam enfrentando os militares do golpe.
Até que o prefeito Newton Falcão, em 1971, desmentindo os colegas udenistas, utilizou os equipamentos (as tais armas) na Fonte Luminosa que construiu na Praça Padre Ovídio, hoje inexistente.
Na rótula,  Newton que era apaixonado pelo verde,  criou  a  Praça da Integração, arborizada e cheia de mastros, o do centro destinado ao Pavilhão Nacional.
Todo 7 de Setembro, além do Bandeira do Brasil no centro, nos mastros em volta da praça eram hasteadas as bandeiras dos Estados
Esta  imagem de 1974,  destaca a Avenida Maria Quitéria em direção para o antigo bairro da Brasília, assim como a área em frente ao Emec, quase sem edificações, excetuando um prédio antigo onde no térreo morou o petroleiro Hermes Queiroz e mais a esquerda a lateral do ponto do Guarda Amorzinho,


Nenhum comentário:

Postar um comentário