As investigações constataram que a Globo teve papel central nos negócios da FIFA e da CBF no Brasil
Luis Nassif
Nos anos 70 a TV a cabo começou a ganhar força, assim como
as transmissões esportivas internacionais. As redes de TVs tornam-se globais. E
os eventos esportivos ganharam dimensão internacional. Ao mesmo tempo, a
inclusão da África e da Ásia no negócio futebol ampliaram de forma inédita seu
alcance.
É nesse novo quadro tecnológico que o futebol se torna um
negócio bilionário. Na hora certa, no lugar certo, o cartola brasileiro João
Havelange ajudou a dar forma final à FIFA. Desde os anos 20 o esporte já se
constituía nos eventos de maior audiência do rádio. Com os avanços
tecnológicos, os grandes espetáculos esportivos passaram a dispor de uma
audiência global. E, dentre todos os esportes, nenhum chegou perto da
popularidade e abrangência do futebol.
Em pouco tempo monta-se a rede global, com os seguintes
personagens:
1. A FIFA.
2. As
confederações
3. Os clubes
4. Os grupos
de mídia hegemônicos em cada país filiado
Nenhum comentário:
Postar um comentário