terça-feira, 30 de setembro de 2014

FEIRA DO LIVRO AMPLIA PÚBLICO E DIVERSIFICA ATIVIDADES

Consolidada e em expansão. Esses dois vetores simbolizaram a 7ª Feira do Livro – Festival Literário e Cultural, realizada no período de 23 a 28 de setembro, na Praça do Fórum, em Feira de Santana, numa parceria entre entidades do município e do estado. 
Segundo a coordenadora geral do evento, Anna Cristina Gonçalves, professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a expectativa de público foi superada com a visita de mais de 50 mil pessoas.
“A avaliação geral é que a Feira cumpriu o seu papel e a comunidade reconhece o evento. Tivemos várias manifestações espontâneas destacando que a Feira poderia durar mais de uma semana”, salientou Anna Gonçalves.
Nos corredores dos estandes, crianças e adultos se misturaram em busca de um prazer que só a leitura é capaz de proporcionar. O cenário da 7ª Feira do Livro abriu um leque de opções com palestras, contação de histórias, apresentações culturais e muito aprendizado. A novidade desta edição ficou por conta da Arena Jovem com apresentações de street dance, oficina de grafitagem e de quadrinhos desenvolvidas na tarde de sexta-feira (26) e manhã do sábado (27)
O menino Anderson Santos, de 9 anos, disse que nunca viu nada parecido e que gostou muito da programação. Já a professora dele, Adriane Leile, chamou atenção para o trabalho de conscientização em relação ao mundo da leitura. “Trazer eles para este espaço é uma forma de incentivar a buscar do conhecimento através dos livros. Muitos estudantes se identificaram com as histórias que ouviram aqui. Com a leitura conseguimos despertar sonhos”, finalizou.
A Feira também viabilizou encontros entre leitores e escritores. Foi o que aconteceu com o autor Luiz Ruffato, que recebeu o público para um bate-papo na quarta-feira (24). “Todo evento que tem como objetivo fazer circular ideias tem que ser incentivado. Precisamos estimular o hábito da leitura. Depois desse encontro, não importa se as pessoas vão procurar os meus livros. Quero que elas saiam daqui e busquem algum livro. Isso vai me deixar feliz”, garantiu.
Estudantes da rede pública estadual e municipal, mais uma vez, receberam vales-livros, num montante de recursos de R$ 250 mil, repassados pelos Governos do Estado e do Município. A Feira do Livro é uma realização conjunta da Uefs, Direc 2, Secretaria de Educação do Município, Arquidiocese de Feira de Santana, Sesc e Fundação Egberto Costa.
Texto e fotos da Ascom-Uefs
Feira, 30 de setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário