quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

HOSPITAL DA MULHER INÁCIA PINTO - 5,5 MIL PARTOS EM 2013

Outros 18,4 mil atendimentos foram prestados no período
A média diária de partos no Hospital da Mulher no ano passado chegou a 15 – lá nasceram 5.520 crianças. No mesmo período foram realizados 18.486 atendimentos no setor de emergência, a pacientes que não estavam no momento de dar à luz – cinquenta atendimentos por dia, em média. Outras 1.969 mulheres foram submetidas à curetagem, no hospital.

Nas duas modalidades de atendimentos – partos e curetagens, 71% das pacientes tem Feira de Santana como domicílio e 29% vieram de municípios pactuados com a Secretaria de Saúde ou de não pactuados. Mulheres de 114 cidades foram atendidas no Hospital da Mulher, sendo que 31 deles não são pactuados com Feira de Santana, conforme orienta o SUS (Sistema Único de Saúde)
“A gente não pode simplesmente fechar as portas para estas pacientes”, diz a diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas. A entidade é mantenedora do Hospital da Mulher. Às vezes elas estão passando por Feira com destino a Salvador e sentem as dores do parto. E buscam atendimento onde são bem recebidas.
Os partos normais somaram 2581 (sendo que 1812 são de pacientes que residem em Feira) e as cesáreas foram 2939 (2104 feirenses). Aproximadamente 73% das mulheres que foram submetidas à curetagem moram na cidade. Gilberte Lucas disse não saber se os abortos foram naturais ou provocados. (SECOM)



Nenhum comentário:

Postar um comentário