domingo, 31 de janeiro de 2010

TÚNEL DO TEMPO DOMINICAL


Sogro de Arnold Silva que eleito o sucedeu na intendência municipal, o coronel Bernardino Bahia (foto acima) governou Feira por dois periodos, ambos ricos em realizações. No primeiro, há quase 100 anos (1912/1915) construiu o Mercado Municipal, que nos anos 80 o prefeito Colbert Martins transformaria no Mercado de Arte Popular. No segundo (1920/1923) iniciaria a construçao da Prefeitura Municipal, concluida pelo sucessor, o genro Arnold Silva.
EFEMÉRIDE DE JANEIRO EM FEIRA

1924 – Aos 29 anos, Arnold Silva é eleito intendente e governa até 1927, sucedendo o sogro coronel Bernardino Bahia. Arnold voltaria ao poder como prefeito eleito em 1958.

1927 - A missa festiva em louvor a Santana tem a presença de Dom Augusto, arcebispo primaz. Hospede do cônego Carlos Olimpio (foto)houve discursos de Oscar Erudilho e Satyro Ribeiro, este falando em nome dos católicos.

1941 – Aloísio Resende (foto), poeta e compositor feirense, morre antes de completar 40 anos. Seu nome batiza a via que liga Geminiano Costa e Intendente Abdon, na Queimadinha.

1947 – A “Folha do Norte” se engaja nas eleições pós redemocratização, apoiando Otavio Mangabeira (foto) para Governador e seu diretor Arnold Silva para deputado estadual, pela UDN.

1951 – Nasce a segunda Igreja Batista de Feira, na Boticário Moncôrvo, Kalilândia, à frente o líder Fileto de Souza Barreto e o primeiro pastor, Antonio Góis veio de Alagoinhas.

1952 – Em nome da Santa Casa, Pe. Mário Pessoa agradece a Cia. Empório Indl do Norte, de Salvador, a remessa de um fardo de retalhos para os indigentes internados no HDPA.

1952 – Chega a esta cidade em um avião Bonanza, o vice-presidente da republica Café Filho, com Lomanto Jr, prefeito de Jequié. É recebido pelo governador Regis Pacheco (foto) e outras autoridades no campo de pouso

1953 – Vigário da Paróquia de Santana (1898/1907) falece Mons. Moisés do Couto (foto) aos 86 anos de idade. Em 1905 trouxe da França, as Irmãs Sacramentinas para o Asilo de Lourdes.

1956 – Prefeito João Marinho nomeia Cristovam Pereira para o lançamento do Imposto Predial de Tanquinho de Feira e Maria Olga Malafaia para o de Indústria e Profissões.

1957 – O presidente Juscelino Kubitschek (foto) inaugura com o prefeito João Marinho a água encanada da cidade. Foi iniciada por Getulio Vargas, prometida na campanha de 1950.

1958 – Com o filme “Bem no meu coração”, da Cia. Metro é inaugurado o Cine Madrid, na Rua Castro Alves, 1.641. O cinema tem tela panorâmica e 375 cadeiras confortáveis.

1960 – A imprensa destaca que um pistoleiro travestido de policia mata dois homens e fere uma mulher. Aconteceu no interior do “Bordel de Lindalva”, o famoso cabaré da cidade.

1963 – Acontece no auditório da Biblioteca posse da nova diretoria da Associação Cultural Filinto Bastos. Na presidência o romancista Ciro Leite, feirense de Bonfim de Feira.

1967 – Maior cartaz feminino do rádio brasileiro, Emilinha Borba (foto), campeã de vários carnavais se apresenta na Euterpe Feirense, interpretando seus grandes sucessos momescos.

1971 - O governador Luiz Vianna Filho recebe o titulo de Cidadão Feirense, autoria do vereador Artur Santos. Antes inaugura as escolas estaduais Ecilda Ramos e Otavio Mansur.

1972 – Dom Avelar cumpre programa em Feira. Sem bispo desde a transferência de Dom Jackson.Berenguer Prado (foto) Com o povo o vigário capitular Fernando Dalto recebe o cardeal nos Capuchinhos.

1974 – No Asilo de Lourdes, católicos comemoram os 80 anos de vida de Mons. Mario Pessoa, 54 dos quais dedicados a Feira. Nasceu em Salvador (1894) e aqui faleceu (1979).

1975 – Cantor e compositor, Raul Seixas (foto) se apresente para o público feirense na noite de sábado, 25, no Clube de Campo Cajueiro, que fez a promoção com o jornal “Feira Hoje”.

1977 – Sob fina chuva iniciada no domingo, na segunda-feira, 10, acontece pela ultima vez a secular feira-livre de todas as segundas-feiras em volta do mercado e nas ruas do centro.
1978 – O juiz Galileu Lima homologa o primeiro divorcio – o contabilista Evemário Silva e a servidora Eunice Silva. Jorge Leal (foto) advogou pá ele, Hélcio Almeida prá ela.

1979 – Filho de Henrique Portela, comerciante de couros na Sales Barbosa e de Diva Matos Portela, ex-delegada escolar, o feirense Eduardo Portela (foto) é indicado Ministro da Educação.

1980 – Na sexta-feira, 4, acontece a colação de grau dos primeiros Administradores de Empresas pela Uefs. Francisco Xavier de Souza Rocha é o orador oficial da turma.

1981 – Ato do governo do Estado extingue a Fundação Universidade de Feira e o Conselho Diretor. A universidade fica vinculada a Secretaria de Educação do Estado.


1990 – Estreando no campeonato o Flu perde de 1xo para o Itabuna, na casa do adversário. O técnico Natanael Ferreira utiliza Karmino, Donizete, Jorginho, Careca e Rivaldo; Zelito, Rivelino e Tição (Esquerdinha); Baiano (Nengo- fotp), Renilson e Rogério Uberaba

E NO MAIS, em 1992 o prefeito Colbert Martins inaugura o Hospital Inácia Pinto, o Hospital da Mulher, dirigido por uma Fundação Amaury, presidida pelo médico José Luciano Vital. Entre os presentes, Luiz Erundina (PT foto), prefeita de São Paulo.

Um comentário:

  1. quero um historico mais completo do HIPS.o porque foi fundado e como foi todo processo de trabalho.
    Verânia melo.

    ResponderExcluir