quarta-feira, 8 de novembro de 2017

SAÚDE – A PREFEITURA E O “TRATAMENTO FORA DO DOMICÍLIO”

Por volta das 5h30, três microônibus chegam a Estação de Transbordo Central. Os veículos não estão ali para conduzir passageiros comuns, de um lugar para outro na cidade. Fazem parte de um programa da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Feira de Santana, que levam grupo de pessoas a Salvador todas agendadas para algum atendimento. Vão ser submetidos a exames ou algum outro procedimento médico na capital.

Essas pessoas estão acometidas de problemas cuja assistência é de alta e média complexidade e não possui especialidade na rede local do SUS. É este o objetivo do serviço denominado Tratamento Fora do Domicílio, prestado pelo Município à comunidade carente.
Enquanto isso, uma fiscal do serviço confere a relação dos pacientes que serão encaminhados à capital. Alguns deles vão com o acompanhante (a liberação é feita mediante relatório informando essa necessidade), que também consta o nome na agenda. Pontualmente às 6h, os veículos deixam a estação de transbordo e seguem para Salvador. Os pacientes são levados para os seus respectivos locais de atendimentos.
 O transporte é feito de segunda-feira a sábado. Em cada um dos três microônibus são disponibilizadas 32 vagas. Tanto os pacientes quanto os acompanhantes recebem uma ajuda de R$ 8,40, conforme está estabelecido na portaria 55/99 do Ministério da Saúde. Os veículos retornam para Feira de Santana geralmente por volta das 17h. O ponto de referência, novamente, é a Estação de Transbordo Central para que possam se deslocar com segurança para suas residências. (SECOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário