quinta-feira, 21 de julho de 2016

COLESTEROL E ESTATINAS: 14 PERGUNTAS E RESPOSTAS

Por Janduí Tupinambás


1. O que é o Colesterol?
O Colesterol não é uma gordura. É um álcool policíclico de cadeia longa. Considerado um esteroide. Compõe as membranas das células animais. É fabricado em diversos tecidos. 20% é fabricado no fígado, mas, a maioria dele é sintetizado no intestino. Não sendo gordura, não adere às placas das artérias. Imagino ingenuamente assim: se o corpo humano fosse uma grande cidade, as células seriam os tijolos dos prédios, as proteínas o cimento ligando os tijolos e o colesterol o reboque das paredes. Arranque o reboque do prédio e observe com o tempo o que acontecerá com o prédio.

2. Onde encontramos o Colesterol?
O Colesterol não é encontrado no reino vegetal. Óleo de soja, milho ou de granola, por exemplo, ou mesmo uma boa porção de batatas fritas em óleo vegetal, não possuem colesterol. O Colesterol é produzido pelos animais. Logo, só temos chances de ingerir Colesterol, se nosso prato contiver algum alimento de origem animal. Em uma picanha bem gordurosa não encontraremos colesterol naquela gordura saborosa. O colesterol está presente na carne, mais precisamente, na membrana da célula da carne.

3. Qual a Importância do Colesterol?
O Colesterol é essencial à vida. Sabe-se que a falta de colesterol pode trazer danos principalmente para o cérebro, músculos, sistema nervoso e olhos. É um componente essencial às membranas celulares dos mamíferos. É o precursor dos esteroides e da vitamina D. É um poderoso antioxidante. Protege a mucosa intestinal. Essencial na ativação sináptica cerebral.  E é sempre bom lembrar: está presente abundantemente no leite materno. MAIS


Nenhum comentário:

Postar um comentário