segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

2 DE DEZEMBRO: DIA NACIONAL DO SAMBA

Por Nicolau de Souza

O Brasil é conhecido internacionalmente pelo samba, um estilo musical e de dança típico do país. O Carnaval é a festividade em que o samba se torna ainda mais popular, virando o ritmo oficial da festa. O Dia Nacional do Samba, ou simplesmente Dia do Samba, é comemorado dia 2 de Dezembro, nesta terça-feira.
"Na década de 1930, organizados por Paulo da Portela, sambistas de Madureira e Oswaldo Cruz, subúrbios do Rio de Janeiro, após um dia de trabalho, voltavam para Oswaldo Cruz no trem das 18h5min. Num desses vagões, organizavam reuniões e discutiam a organização do carnaval, sempre com muito samba. No ano de 1995 outro compositor, Marquinhos de Oswaldo Cruz, reorganizou o "Pagode do Trem", fazendo com que o evento entrasse para o calendário turístico da cidade do Rio de Janeiro, sendo apresentado no dia 2 de dezembro, "Dia Nacional do Samba"." , conforme nos relata o Dicionário Cravo Albim da Música Popular Brasileira.

Origem do Dia do Samba

Remexendo o site da Academia do Samba, encontro o registro de um artigo de Paulo Eduardo Neves que afirma "De acordo com a lenda popular, o Dia do Samba foi criado em homenagem ao sambista Ary Barroso, compositor da música "Na Baixa do Sapateiro", uma ode à Salvador, capital da Bahia. O vereador baiano Luís Monteiro da Costa foi quem instituiu a data, marcando o dia em que Ary Barroso visitou a Bahia pela primeira vez, em 1940. Curiosamente, antes deste acontecimento ele já havia escrito a canção "Na Baixa do Sapateiro", que em seus versos eternizou a Bahia como a “terra da felicidade. Desde então, o Dia do Samba é comemorado principalmente em Salvador e no Rio de Janeiro, onde organizam-se festas e shows em homenagem ao ritmo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário