segunda-feira, 8 de setembro de 2014

JAIRO SEVERIANO E SUAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O HINO NACIONAL

Luciano Hortencio
Violoncelista e compositor consagrado, Francisco Manuel da Silva (1795/1865) compôs em 1823 um hino em comemoração à Proclamação da Independência.

Admirador da "Marselhesa", ele achava que um hino vibrante e triunfal, como o seu, era mais adequado à celebração do acontecimento do que o composto por Pedro I, bonito também, mas, incapaz de motivar o entusiasmo do povo.

Pouco divulgada, a composição só seria relembrada em abril de 1831, ao ser cantada pela multidão que festejava a abdicação de Pedro I, passando a ser conhecida (com letra de Ovídio Saraiva) como "Hino 7 de Abril".


Dez anos depois, bem orquestrada, ela seria executada na festa da coroação de Pedro II, ganhando a denominação de "Hino da Coroação". Então, embora não oficializado, porém, já consagrado pela tradição como nosso Hino Nacional, o hino de Francisco Manuel foi, em 1869, tema de uma peça magistral, a "Fantasia Sobre o Hino Brasileiro", composta e tocada num sarau no Paço pelo célebre pianista americano Louis Moreau Gottschalck.  CONTINUE LENDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário