segunda-feira, 22 de abril de 2013

AS 10 FOTOS BRASILEIRAS MAIS FAMOSAS


 O coração do Rei (1970)
Fotografia feita em 30 de setembro de 1970, durante o jogo Brasil 2 x México 1, no estádio do Maracanã, Rio de Janeiro. Na imagem, o suor na camiseta de Pelé forma desenho de um coração. A versão que a foto teria sido simulada já foi desmentida dezenas de vezes. “Ainda hoje há quem me pergunte se não foi Photoshop, sempre tenho de explicar que isso nem existia naquela época”, afirma Luiz Paulo Machado.

Fotografia: Luiz Paulo Machado


JK e a inauguração de Brasília (1960).
Fotografia feita em 21 de abril de 1960. Gervásio Baptista, repórter fotográfico da revista “Manchete”, tinha ido a Brasília com a missão de fazer a foto de uma edição especial sobre a inauguração da nova capital. A fotografia, na subida da rampa do Palácio do Planalto, com Juscelino Kubitschek acenando com a cartola correu o mundo e virou um dos símbolos da cidade.
Fotografia: Gervásio Baptista.


Leila Diniz grávida na praia (1971)
Fotografia feita em 15 de agosto de 1971 na ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. A imagem de Leila Diniz de biquíni — grávida de seis meses — escandalizou o Brasil e virou um clássico da iconografia feminina no país. A fotografia, na ocasião, despertou a ira dos conservadores.
Fotografia: Joel Maia.

A pesquisa foi do Carlos William Leite, colunista da Revista Bula, que levou em consideração várias publicações em exposições, reportagens, listas publicadas por sites especializados em fotografia, es­por­tes, cultura pop, política e história.
O resultado é BEM interessante. VEJA AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário