O município de Saubara, com 12.000 habitantes - 98% na área urbana - situa-se no entorno da Baía de Todos os Santos e possui 14 quilôpmetros de belas praias.
No passado, o município produzia e exportava carne, farinha de mandioca, batata, banana, manga, verduras, pescados e mariscos.
Atualmente não exporta mais nenhum produto agropecuário e a pesca e mariscagem estão em franca decadência.
A economia hoje gira em torno do turismo: hotelaria, comércio de alimentos, bebidas e artesanato.
Foi a partir dessa realidade que o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, João Carlos Silva, convidou o Secretário Nacional de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins Filho, para uma reunião que se realizou na sede do Município, com a participação de funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e políticos locais.
Depois de ouvir um relato sobre a situação do município, que enfrenta sérias dificuldades de infraestrutura, Colbert informou sobre o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) Baía de Todos os Santos, que conta com recursos do Ministério do Turismo e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e que será desenvolvido pelo Governo do Estado e sobre programas específicos do próprio Ministério, com possibilidade de avaliar projetos dos Municípios.
Satisfeito, o secretário João Carlos comentou: "quero muito agradecer a visita do secretário Colbert, ele nos deu informações importantes. Começamos o diálogo, agora vou conversr com o prefeito para correr atrás dos projetos".

Confiamos na força e no compromisso do Sec. Colbert Martins Filho e no apoio decisivo do Prof. Ildes Ferreira para a transformação da realidade econômica de Saubara e região.
ResponderExcluirJoão Carlos.
Faço votos que consiga bons projetos para ter direito aos recursos do Ministério.
ResponderExcluirEu acho lovavel tudo isso que vc esa fazendo por nossa terrinha querida, mas, veja bem ; vc n acha que para que venha o turismo crescer em nassa Saubara, n seria nescessario fazer primeiro um cadastramento de todas essas pessoas que entram e invadem nossa cidade destruindo matas nativas e fazendo com que esse crescimento desorgarnizado, promova toda essa violencia , pois em Saubara eu n me sinto mais segura , tenho medo de caminhar sozinha, n pelos nativos (sou um desses nativos) com orgulho, sou SAUBARENSE de coração bem ai vc vai me dizer, que o progresso traz esses problemas, sim, eu sei disso, mais Saubara hj precisa de um policiamento mais constrante,mais extencivo!! pois as pessoas precisam de segurança, perderam a paz, a tranquilidade, é ai que eu quero chegar! como promover turismo com tantas violencias em uma cidade tão pequena!! o que vc me diz disso tudo??
ResponderExcluirQue saudade de minha SAubara, quando podiamos ir á praia sem ter medo!! hj n mais vou a nossa praia!! tenho medo, muito medo!! quer dizer, vivemos em uma selva de pedra , onde estamos nas grades (pois hj as casas são gradeadas) enquando o bandido está nas ruas , antes tinhamos a nossa terrinha querida, tranquila, , hj ? n existe mais!!! estou saturada de ver politicos entrando e saindo enriquecendo ,sem nada fazer em prol desses itens citados acima , nossa!! fico muito triste com tudo isso!! n mais vou a Saubara como antes, pq?? n posso mais sair andar em Saubara tenho medo!! a gente n mais encontra as pessoas que passavam e davam um bom dia ,um boa tarde hj, as pessoas te medem de cima a baixo, como se vc fosse um intruzo, n sabendo que o intruzo é ele, que invadio nosso paraizo.
bem isso é um desabafo, pelo menos pra chamar atenção de todos os politico que estão nativa e que pretentem entrar!
Um grande abraço
Antes de mais nada, quero parabeniza-lo, pelo trabalho que vem sendo desenvolvido, farie comentaários com certeza deste pedacinho de litoral!
ResponderExcluirParabens pela iniciativa,vc ta no caminho certo.tem que buscar apoio para que essa terra linda cresça gerando empregos,preservando o meio ambiente e crescendo o turismo mesmo na baixa temporada e vc bem conhece as necessidades deste povo sofrido e que tem muito calor humano e garra para oferecer.
ResponderExcluirGraças a Deus Saubara é uma cidade maravilhosa, calorosa e tranquila. Precisa com urgência de apoio e representantes comprometidos com a sociedade.
ResponderExcluirCom referência ao turismo é uma atividade boa e má ao mesmo tempo. Vale a pena se for sustentável em termos ambientais, sociais, econômicos e institucionais. Depende também que tipo de turista vamos atrair.