segunda-feira, 20 de junho de 2011

GALERIA DOS EX-PREFEITOS - DE REMÉDIOS MONTEIRO A CLAILTON MASCARENHAS

Newton Falcão, como todos os prefeitos eleitos em 1970, governou apenas dois anos. Em que pese o mini-mandato, deixou grandes marcas na cidade.


A lei aprovada pela câmara, determinando que nenhum barnabé, inclusive os garis, recebesse menos do salário mínimo fixado pela União; a Prefeitura "na era do computador", o "carro de aluguel" substituido pelo transporte individual de passageiros ( o "taxi" devidamente aferido).

Entre outros exemplos, foi Newton que instituiu, no salão do Paço Municipal, a "Galeria dos ex-Prefeitos", nela incluidos todos os intendentes e até ao último presidente do Conselho Municipal, o Dr. Remédios Monteiro, que governava a cidade quando a república foi proclamada.

Mais de 30 anos depois, no tempo de José Ronaldo, por conta de uma reforma na Prefeitura com dinheiro da Caixa Econômica, os quadros foram retirados da salão nobre.

Durante a reforma o prefeito, secretários, diretores, assessores, compadres, comadres e os "carrapatos do poder" se instalaram no predio do antigo Iapseb, onde muitos órgãos ainda funcionam.

Inaugurada festivamente a reforma, o prefeito, sem desativar o gabinete do Iapseb, voltou a despachar no Paço Municipal e terminou o mandato sem nenhuma nota oficial sobre o destino dos quadros do seus antecessores.

Óbvio que o sumiço da obra de Newton foi no governo passado, mas é bom que o atual se pronuncie oficialmente, antes que algum leitor atento, como diria o filósofo Mário Ferro Velho, fique confundindo " as obras do mestre Picasso, com o picasso do mestre de obra".

Em tempo - O retrato do ex-prefeito Clailton Mascarenhas não sumiu. Ele implorou várias vezes mas o ex-prefeito José Ronaldo não colocou seu quadro na galeria. Clailton escapou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário