terça-feira, 22 de março de 2011

CERCADA POR CELEBRIDADES, DILMA ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 4,5 BILHÕES PARA COMBATER CÂNCER DE MAMA E DE ÚTERO


A presidente da República Dilma Rousseff (PT) lançou nesta terça-feira (22) em Manaus o Programa Nacional de Prevenção e Tratamento do Câncer de Mama e de Colo de Útero, que irá investir cerca de R$ 4,5 bilhões no combate à doença no país. O evento ocorreu no Teatro Amazonas e contou com a presença de várias celebridades, como a apresentadora Hebe, a cantora Fafá de Belém e a vice-primeira-dama, Marcela Temer.
Segundo a assessoria da presidência, a capital amazonense foi escolhida para representar os Estados da região Norte e Nordeste do Brasil. O Amazonas deu a maior votação proporcional a Dilma nas eleições passadas, que obteve quase 80,57% de votos dos amazonenses.

Durante o evento, a presidente disse que o Norte foi escolhido por ter um dos maiores índices da doença no País, mas não apresentou estatísticas. “Escolhi o Norte porque aqui os números são mais significativos por conta da proporção e do índice do número de mortes, mas também é um reconhecimento de que o Brasil não é só Brasília, é os 27 Estados”, declarou a presidente.
Também estiveram no lançamento do programa o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a apresentadora Hebe Camargo, a atriz Cássia Kiss, a ex-jogadora de basquete Hortência, além das cantoras Daniela Mercury, Fafá de Belém, Zezé Mota e Maria Rita. No ano passado, Hebe teve câncer no peritônio (membrana que cobre as paredes abdominais). Em 2009, Dilma tratou de um câncer no sistema linfático (complexo de órgãos que integra o sistema imunológico do organismo).
Dilma também fez questão de lembrar sua experiência com a doença e disse que os investimentos em prevenção são necessários para que se reduza o número de mortes causadas por câncer no País. “Eu sou uma prova. Eu tive câncer e por ele ter sido diagnosticado no início eu fui curada e quero que todas as mulheres do Brasil tenham essa chance.”
A presidente chegou a Manaus às 11h20 e foi recepcionada por mais de duas mil pessoas que a aguardavam do lado de fora do Teatro Amazonas. Dentro do prédio, aproximadamente 150 pessoas assistiram ao evento.
Falhas no SUS
Com a voz um pouco rouca e aparentemente cansada, a presidente pediu para os brasileiros darem um voto de confiança ao Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pela coordenação da rede pública de saúde de baixa, média e alta complexidade do Brasil. “As pessoas têm que acreditar no SUS. O sistema tem falhas e é minha função e dos meus ministros detectarmos falhas”, afirmou.
O mesmo pedido fez o ministro Padilha. “Estamos nos esforçando para que todos os brasileiros tenham acesso à saúde sem nenhum tipo de diferença e peço a confiança de todos vocês”, afirmou.
A presidente deixou o teatro Amazonas após meia uma hora do evento e seguiu para o Palácio do Governo para um almoço com autoridades do Amazonas. A saída da capital amazonense estava prevista para às 16h30 (horário de Brasília).
O momento mais inusitado do evento foi quando a apresentadora Hebe Camargo deu um "selinho" no governador do Amazonas, Omar Aziz, que retribuiu sem hesitar. Hebe, Daniela Mercury e Cássia Kiss foram as artistas que mais discursaram explicando a importância dos exames precoces do câncer e fazendo bastante elogios à iniciativa da presidente.
Cerca de dois mil mototaxistas cercaram o teatro do Amazonas para tentar obter apoio da presidente na regulamentação da categoria. Ela não chegou a falar com os manifestantes. Houve confusão no trânsito, durante a saída presidente, que foi resolvida 20 minutos depois de uma intervenção dos agentes de trânsito (Uol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário