terça-feira, 24 de outubro de 2023

FEIRA ONTEM

                                                                     

JOÃO BARBOSA DE CARVALHO

Por Adilson Simas

Feirense do distrito de Bonfim de Feira nasceu na ultima metade do século XIX, em 1884 e faleceu no final da primeira metade do século XX, em 1947, aos 63 anos de idade.

Casou-se com a também feirense Maria das Mercês Freitas de Carvalho, com quem teve 13 filhos. Entre os homens, Cícero Carvalho, Alvaro Carvalho ambos já falecidos. Entre as mulheres Germina, casada com  o médico Renato Santos Silva e Glorinha Bahia, casada com o pecuarista Carlos Bahia, filho do coronel Bernardino Bahia, ambas também já falecidas.

Farmacêutico, João Barbosa de Carvalho era o proprietário da famosa “Farmácia Agrária”, na esquina da Praça João Pedreira com a Rua Marechal Deodoro, onde mais tarde seria erguido do Edifício Marla que no térreo funcionava o antigo Banco Bamerindus.

Segundo os que viveram seu tempo, João Barbosa de Carvalho mais do que farmacêutico, era tido como médico. Aviava receitas, produzia fórmulas e receitava os que o procuravam, pois era tido, principalmente pelos mais pobres, como um homem bondoso.

Pertencia aos quadros da “25 de Março” chegando a regente da secular instituição. Como tal regeu a “25” em várias solenidades, entre elas a de 1924 que marcou a inauguração da Vila Fróes da Motta, do coronel Agostinho Fróes da Motta. Ainda como regente elaborou em parceria com o mestre Estevão Moura várias composições  musicais.

Na política a primeira experiência foi como Conselheiro Municipal, ainda na década de 30. Mas o farmacêutico João Barbosa de Carvalho também integra a galeria dos prefeitos de Feira de Santana, incluído entre os que tiveram rápida passagem pela  prefeitura na transição entre o fim da ditadura do Estado Novo e a redemocratização do país, com a volta das eleições diretas.

DE COMO CHEGOU A PREFEITO

Carlos Valadares que era o prefeito nomeado desde 1946, renunciou em 1947 para poder ser candidato a Deputado Estadual nas eleições diretas daquele ano, fixadas pelo novo regime. O farmacêutico João Barbosa de Carvalho que era o Secretário da Prefeitura foi o indicado para substituir Valadares e ainda em 1947 faleceria  no exercício do cargo de prefeito, sendo seu substituto o advogado Edelvito Campello de Araújo.

Além de uma unidade de ensino pertencente a rede estadual de educação, a Feira de Santana também homenageia o prefeito farmacêutico com a “Praça João Barbosa de Carvalho”, assim batizada nos anos 60 na área ao lado do Fórum Filinto Bastos  onde antes ficavam instalados circos, parques de diversões e similares que vinham  fazer temporada na cidade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário