sábado, 4 de março de 2023

STF DÁ DEZ DIAS PARA INSS APRESENTAR CRONOGRAMA SOBRE 'REVISÃO DA VIDA TODA'

 

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), estabeleceu um prazo de dez dias para que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresente um cronograma para a realização da "revisão da vida toda". Esse direito já foi garantido a aposentados e pensionistas, em dezembro do ano passado, após um julgamento no plenário físico da Corte. Mas o INSS deve apresentar um plano, informando como e em que prazo pretende cumprir a determinação.

O acórdão da decisão, no entanto, não chegou a ser publicado pelo STF. Em 13 de fevereiro, o INSS, então, pediu ao Supremo a suspensão de todos os processos na Justiça que tratam do tema.

O direito à 'revisão da vida toda' foi reconhecido pelo STF no fim do ano passado, durante o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 1276977. O entendimento da maioria dos ministros foi o de que é permitido considerar no cálculo da aposentadoria (ou da pensão) todas as contribuições feitas ao INSS ao longo da vida trabalhista, e não apenas aquelas recolhidas a partir de julho de 1994, quando foi criado o Plano Real.

A decisão do STF, portanto, permite a aplicação de regra mais vantajosa para os segurados que tenham ingressado no Regime Geral de Previdência Social (RGPS) antes da Lei 9.876/1999, que criou o fator previdenciário. A decisão tem repercussão geral (Tema 1102), ou seja, o entendimento vale para todos os processos semelhantes em tramitação na Justiça do país. Mais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário