quinta-feira, 24 de novembro de 2022

BRASIL TEM O MENOR NÚMERO DE DESEMPREGADOS DESDE 2015, APONTA IBGE

 

O desemprego é um problema grave não só para o indivíduo, mas também em um contexto social amplo e que pode ter um impacto muito negativo na economia de um país. O número de cidadãos desempregados tende a variar com o passar dos anos, no entanto, a situação costuma se agravar durante as grandes crises financeiras, como foi o caso da recente crise sanitária durante a pandemia da Covid-19, que afetou negativamente vários setores da
economia global.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) obtidos através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) apontam que a taxa de desemprego no Brasil registrou uma nova queda no trimestre entre os meses de julho e setembro de 2022 e agora é de 8,7% . No trimestre anterior, de abril a junho, o desemprego no país era de 9,3%. A melhora no índice se torna ainda mais evidente quando se compara com o mesmo trimestre de 2021. Em cenário de pandemia, entre julho e setembro do ano passado, o desemprego no Brasil atingia o patamar de 12,6%, 3,9 pontos percentuais a mais que a taxa atual.

Esse avanço mostra que, mesmo longe do número ideal de trabalhadores formais, o Brasil teveum bom avanço na recuperação e  criação de novos empregos no setor privado. A taxa de desemprego nos Estados Unidos, por exemplo, está atualmente em seu nível mais alto desde a Grande Depressão da década de 1930. MAIS.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário