quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

O SIGNIFICADO PROFUNDO DA CONDENAÇÃO DE LULA

Escrito por Pedro Breier

A história se repete.

Sempre que as ideias e ações de alguém são consideradas perigosas para o status quo, este alguém é esmagado pelo sistema.

O método de aplicar um castigo pesado no incomodante e fazer com que todos saibam da crueldade da pena, para dar o exemplo e desencorajar os incautos a insistir na ousadia, é velho. Por isso mesmo as execuções eram normalmente feitas em praça pública.

Como decepar cabeças em público já não pega tão bem hoje em dia, os donos do poder fazem todo um teatro para dar um ar de legalidade e justiça às execuções políticas.

Os desavisados que assistiram Lula ser julgado por 3 distintos senhores brancos vestidos de forma ridiculamente pomposa, misturando juridiquês com provas robustas como depoimentos do porteiro e do vizinho, provavelmente consideraram tudo muito certo, muito justo.

Mas o diabo está nos detalhes. Alguém lembrou nas redes sociais que “No julgamento mais importante da história do país, uma senhora negra serve café para três homens brancos, os quais julgarão um ex-retirante nordestino. Se não entendermos o simbolismo disso, jamais entenderemos esse país”.

Pois é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário