segunda-feira, 8 de setembro de 2014

MÍDIA E ELEIÇÕES : A ESTRATÉGIA DO “SETEMBRO NEGRO”

Por Weden

Sempre em setembro, antes de eleições, o cartel de mídia "encontra" um grande escândalo ou uma grande ameaça. Vamos relembrar os últimos 12 anos.

Em 2014, para tentar atingir Dilma Rousseff, e a campanha de Marina, Estadão, Folha e Veja se saem com listas de propinas na Petrobras. Sem apresentar qualquer prova, tentarão até o dia 5 de outubro, de alguma forma, ressuscitar Aécio Neves, o candidato das corporações.

Em 07 de setembro de 2010, para tentar atingir Dilma Rousseff, Globo, Folha, Estadão e Veja lançaram, juntos, a denúncia contra a chefe da Casa Civil, Erenice Guerra. Eram denúncias diárias, que que se extinguiram num passe de mágica ao término da eleição. Depois de alguns meses, nada ficou provado.

Em 15 de setembro de 2006, para tentar atingir Lula, Globo, Folha, Estadão e Veja lançaram a denúncia sobre um "dossiê contra Serra" (que ficou conhecido como "Escândalo dos Aloprados"), que supostamente teria sido forjado por militantes petistas. A denúncia contou com apoio de setores da PF ligados a José Serra. Num dos fatos mais curiosos, a uma semana das eleições, o delegado Edmilson Bruno vazou foto da tal "montanha de dinheiro", devidamente maquiada pela TV Globo e repercutida pelos jornais. Nunca se provou que o dinheiro estaria ligado ao caso. Definidas as eleições, a denúncia se extinguiu.

Em 2002, para tentar evitar a vitória de Lula, Globo, Folha, Estadão e Veja reforçavam juntos o que ficou conhecido como o "Risco Lula". Que não deu em nada. Meses mais tarde, o mundo não acabou.



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