quarta-feira, 21 de setembro de 2011

DIA MUNDIAL DO ALZHEIMER ALERTA PARA DOENÇA QUE ATINGE CERCA DE 1,2 MILHÃO DE BRASILEIROS

Dia Mundial do Alzheimer alerta para doença que atinge cerca 1,2 milhão de brasileiros
Em 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Alzheimer. A data, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tem como objetivo promover a conscientização da população sobre a doença, que segundo estimativas da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) afeta cerca de 1,2 milhão de brasileiros, sendo principal causa de demência em pessoas com mais de 60 anos. O diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento são fundamentais para garantir uma melhor qualidade de vida para o paciente.
Um relatório divulgado essa semana pelo Alzheimer's Disease International (ADI), ligado à Organização Mundial da Saúde, apresentou um dado preocupante, apenas 25% dos portadores sabem que possuem a doença. O diagnóstico é feito basicamente através de exames clínicos e do histórico do paciente, por isso, é importante ficar atento a alguns sinais de comportamento. “A pessoa acaba se queixando que se esquece do que acabou de fazer, do que comprou, dos compromissos, dos recados e logicamente essa situação se agrava com o avançar da doença”, alerta ao neurologista do Instituto da Memória da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Dr. Rodrigo Shultz

O alto número de pacientes que abandonam o tratamento também é visto como preocupante. Estima-se que esse número pode chegar a 70% dos casos e um dos principais motivos é o alto custo dos medicamentos. Uma alternativa para solucionar essa questão são os medicamentos genéricos. Atualmente, os brasileiros podem contar com genéricos de qualidade e eficácia comprovada para todas as fases da doença. “Tantos as fases intermediárias e avançadas como a fase inicial já podem ser tratados com medicações genéricas”, afirma o Dr. Rodrigo Shultz.
Entre os medicamentos genéricos e similares estão o Cloridrato de Donepezila e o Ziledon (cloridrato de donepezila). Ambos atuam na diminuição da perda progressiva de memória que atinge pacientes com a doença de Alzheimer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário